Protocolos da UC com Águas de Coimbra vão permitir otimizar uso da água da rede e monitorizar consumos
Um dos acordos vai permitir rastrear consumos de água. Com esse fim a empresa Águas de Coimbra vai disponibilizar à UC acesso aos dados dos contadores das instalações da universidade. O outro protocolo pretende estimular a comunidade académica e visitantes da UC a beberem água da rede.
A cerimónia de assinatura da colaboração entre a Universidade de Coimbra (UC) e a empresa municipal Águas de Coimbra (AC) decorreu ontem, dia 30, na Sala do Senado.
“Não se consegue gerir adequadamente o que não se conhece” afirmou António Gomes Martins, docente e investigador da UC que apresentou as razões técnicas para o primeiro protocolo. Antes analisavam-se faturas para verificar consumos, agora vai ser possível avançar para um sistema de “monitorização de consumos de forma sistemática”, esclareceu.
Para além da colaboração da Águas de Coimbra, o desenvolvimento que está a ser feito “intramuros” abrange outros consumos como gás e eletricidade. No futuro poderá até existir “um produto de que a UC se possa orgulhar” e que contribua para a “neutralidade carbónica”, mencionou António Gomes Martins.
O primeiro protocolo vai comprometer a universidade com melhorias no uso dos recursos conseguindo eficiência hídrica bem como deteção de desperdícios e roturas por meio de alarmes.
Para o vice-reitor da UC do Património, Edificado e Turismo, Alfredo Dias, a estratégia da sustentabilidade dos recursos “é muito importante”. Quanto à substituição de canalizações mais antigas que afetam a qualidade da água, o responsável adiantou que está já a ser feita sempre que há intervenções no edificado.
Universidade e empresa municipal vão constituir uma equipa técnica para estudar quais os melhores locais para instalar “bebedouros” e assim incentivar o consumo de água da rede pública nas instalações da UC. Os dispensadores de água estarão no interior e no exterior das instalações.
Até final do ano, a empresa Águas de Coimbra vai oferecer dois bebedouros especiais em forma de “Gota”, revelou o presidente do Conselho de Administração da empresa municipal, Alfeu de Sá Marques.
Amílcar Falcão, reitor da UC, expressou a importância de “reduzir o consumo de água” e de incentivar a população académica e os visitantes da universidade a diminuírem a utilização de água engarrafada passando a beber água da rede pública.
Fotografia: UC@Paulo Amaral