Ministra da Juventude quer aumentar número de Conselhos Municipais da Juventude no país
Margarida Balseiro Lopes pretende refletir sobre a lei que criou Conselhos Municipais da Juventude e desburocratizar apoios a associações.
Durante a primeira conversa da tarde do Fórum da Juventude Coimbra 2024 que decorreu no Convento São Francisco, a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, enumerou as várias medidas em curso sobre políticas da juventude e mostrou preocupação em relação a Municípios que não têm Conselhos Municipais da Juventude.
Data de 2009 a lei que criou o regime jurídico dos conselhos municipais de juventude. A lei teve uma alteração em 2012. A ministra entende que é tempo de promover uma reflexão sobre a lei.
Margarida Balseiro Lopes considera também a necessidade de revisão do Plano Nacional para a Juventude e de continuar a auscultação dos jovens, não só do ensino superior mas também do ensino secundário, para definir políticas de juventude.
Quanto aos apoios às associações juvenis, a maioria vem do IPDJ, o Instituto do Desporto e Juventude. A ministra chamou a atenção para a necessidade de as associações fazerem parte do Registo Nacional do Associativismo Jovem para terem apoios. Margarida Balseiro Lopes prometeu diminuir burocracia das candidaturas.
Convento São Francisco recebeu, hoje sábado, o primeiro Fórum da Juventude Coimbra 2024, sob o tema Conselhos Municipais de Juventude, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra.