Associação de Basquetebol de Coimbra vai reiniciar o circuito de jogos para pessoas com deficiência mental
II Circuito Distrital de Basquetebol 3×3 para o Desenvolvimento Intelectual vai regressar este ano, após o sucesso da edição anterior. O projeto surgiu da necessidade de oferecer atividade desportiva na área do basquetebol para instituições com pessoas portadores de deficiência.
O II Circuito Distrital de Basquetebol 3 para 3 para o Desenvolvimento Intelectual vai regressar este ano, após o sucesso da edição anterior.
O programa é uma iniciativa da Associação de Basquetebol de Coimbra que ambiciona oferecer um espaço de atividade desportiva para instituições com pessoas portadores de deficiência mental, em especial na área do basquetebol.
Na fase inicial da primeira edição, a associação convidou várias instituições do distrito de Coimbra a aderir ao programa. Das sete instituições que se filiaram, e após adesão contínua ao projeto, resultaram 14 equipas e 58 atletas. O circuito aconteceu ao longo de seis etapas, divididas pelos concelhos de origem das instituições.
Bruno Ferreira, diretor técnico da Associação de Basquetebol de Coimbra evidenciou que o circuito trouxe vários benefícios para os participantes, que transcendem a aquisição de novas aprendizagens.
Ao verificar o êxito da primeira edição, a Associação de Basquetebol de Coimbra vai arrancar com um novo circuito no final do mês de Novembro. Bruno Ferreira revelou que o programa melhorou o nível técnico dos participantes.
O diretor técnico contou à RUC que, em conversa com as instituições, descobriu que existem mais utentes a demonstrar interesse em participar. A associação vai proceder à divulgação das etapas do novo circuito e relembra que a participação é livre e gratuita.
O II Circuito Distrital de Basquetebol 3 para 3 para o Desenvolvimento Intelectual vai ter início a 27 de novembro, na Lousã, e terminar a 11 de junho, em Coimbra.
Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra