Estudantes de direito protestam por um ensino superior melhor
O objetivo do protesto é a luta por um ensino superior de qualidade. A direção da faculdade já se reuniu com o presidente do núcleo e já enviou uma proposta de resolução do problema.
Na manhã do dia de hoje, terça-feira, 15 de Outubro, o núcleo de estudantes da faculdade de direito da Universidade de Coimbra (NED/UC), fez uma manifestação na porta férrea.
João Fragoso, membro do conselho pedagógico do NED/UC, explicou que o motivo da manifestação foi a decisão da direção da faculdade de direito de todas as unidades curriculares serem realizadas por exame. Como tal, o mesmo afirma que o principal objetivo do protesto é a luta por um ensino superior de qualidade,
Segundo o representante, os membros do núcleo reuniram-se ontem, dia 14, num plenário para fazer o planeamento da manifestação. Quanto aos resultados obtidos, João Fragoso declara que a direção da faculdade já se reuniu com o presidente do núcleo e já enviou uma proposta de resolução do problema mas que mesmo assim os estudantes ainda não estão satisfeitos.
No inicio do protesto, a passagem pela porta férrea estava proibida. O membro do conselho pedagógico diz entender a frustração dos turistas, que vem visitar a faculdade, porém declara que é algo necessário.
Isabela Cristino, estudante do curso de direito, diz achar a manifestação contraditória visto que está a impedir que os estudantes consigam entrar na universidade para ter aulas mas o objetivo do protesto é facilitar a época de provas.
João Fragoso explicou ainda que para além deste problema, os estudantes não têm salas disponíveis. O mesmo afirma que cada ano entram cerca de 3000 alunos e por isso as salas são pequenas para a quantidade de estudantes.
O representante declara que a adesão à manifestação de hoje foi positiva.