Renato Daniel lança desafio ao governo para que Ensino Superior seja acessível a todos
Presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra apelou ao Governo para que não descongele as propinas. O dirigente estudantil mostra-se também preocupado com “crescimento do populismo e a disseminação do ódio”.
O presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Renato Daniel, marcou presença na cerimónia de Abertura Solene do Ano Letivo da Universidade de Coimbra, que decorreu ontem na Sala Grande dos Atos.
O aumento de estudantes que sofrem de problemas de saúde mental e/ou doenças crónicas, a tardia emancipação dos jovens, a fragilidade dos sistemas de apoio aos estudantes, a crise da habitação e, consequentemente, o aumento do valor médio das despesas mensais de quem frequenta o ensino superior levam Renato Daniel a lançar um desafio ao Governo.
O academista aproveitou a ocasião para agradecer ao Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, por toda a colaboração ao longo do ano letivo, destacando a importância de todo o trabalho realizado entre a AAC e a UC.
O líder máximo dos estudantes da academia de Coimbra, abordou também os principais desafios que os estudantes enfrentam, começando pelo “crescimento do populismo e a disseminação do ódio”.
Renato Daniel usou a sua voz para abordar não só os problemas nacionais, como também internacionais que afetam os estudantes. A guerra da Ucrânia, a crescente instabilidade dos conflitos no Médio Oriente, a sustentabilidade ambiental afetam não só a paz e a segurança, mas também a economia e o futuro das gerações mais jovens.
A democracia e a ascensão da extrema-direita foram também mencionadas pelo presidente da DG/AAC que realçou a missão que a UC deve assumir perante os seus alunos.
Face a todo este cenário global, o presidente da DG/AAC realçou a importância da UC na formação e desenvolvimento dos jovens.
A praxe foi um tema abordado pelo presidente da DG/AAC. Renato Daniel deu ênfase ao principal objetivo da tradição académica : “acolhimento e integração dos novos estudantes”.
Para terminar, o líder máximo dos estudantes de Coimbra, realçou a questão do acesso à educação e ao ensino superior.
Entre reflexões positivas e negativas da temática, o dirigente reforçou a quantidade de barreiras económicas, sociais e estruturais que os estudantes enfrentam. A necessidade de investimento sério do Estado em políticas públicas que garantam o acesso livre e democrático ao ensino superior torna-se uma necessidade.
No seu discurso Renato Daniel começou por citar Sophia de Mello Breyner Andresen, para enunciar algumas das características da instituição.
Renato Daniel, terminou a preleção saudando os novos estudantes, e reforçando o compromisso da AAC de apoio à comunidade estudantil.
Imagem: Notícias UC@Paulo Amaral