Sandra Lessa vai encenar peça que representa universo feminino
Sandra Lessa é uma artista contemporânea e da memória, que trabalhou durante um ano a recolher histórias de mais de trinta mulheres.
A ideia nasceu após perceber a necessidade de representar o sexo feminino para que não pertencessem a uma camada estereotipada, intitulando a sua exposição como Biografêmeas: um oráculo de histórias de vida de mulheres reais.
A artista conta que o processo até chegar à história envolve um conjunto de saberes: escrita, reescrita e o desenho da carta por meio de artes gráficas. Apesar desse processo, Sandra conta que a matéria da criação é a memória, daí intitular-se como uma artista da memória.
Para os interessados, podem observar o baralho exposto na Casa das Artes Bissaya Barreto, em Coimbra. Além do baralho Biografêmeas, Sandra também pertence às artes cénicas.
Na sexta-feira, dia 27, é possível assistir à encenação de quatro mulheres artistas em exposição e ‘performance’ na Casa das Artes Bissaya Barreto, em Coimbra, pelas 17h30: “Maria vai com as outras”.
Etimologicamente, a palavra estereotipada provém de estéreo, um elemento sem vida, e essa é a missão de Sandra Lessa enquanto artista: representar a mulher como o oposto.