Encontros Mágicos “ecoam para além das muralhas da cidade“ de Coimbra
Estabelecimento Prisional de Coimbra, Hospital Pediátrico, ruas e praças da cidade, freguesias de Cernache, Eiras, Ribeira de Frades e S. João do Campo vão acolher espetáculos de Magia. Convento São Francisco acolhe duas galas, aulas de magia, uma exposição e a oficina de ‘origami’.
A 28.ª edição dos Encontros Mágicos inaugurou hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho e passou de imediato às ruas. O formato está consolidado, mas o mágico Luís de Matos, que lidera a equipa de produção, mantém a vontade de em cada edição melhorar um pouco mais. Na presente edição são 14 mágicos vindos de sete países, entre eles dois campeões pela originalidade. De 17 a 22 de setembro, Coimbra vive a essência da magia.
Há quem regresse como o mágico Paulino Gil de Zamora, responsável pelas aulas de magia e o brasileiro Rafael Titonelly, um apaixonado por Portugal. Pela primeira vez nos Encontros Mágicos vai estar o argentino, Gonza Martini e também o japonês, Keiichi Iwasaki, um mágico que percorre o mundo há cerca de 22 anos de bicicleta e de barco vivendo da magia.
O irlandês Cillian O’ Connor é o mágico mais jovem da edição de 2024. O jovem diagnosticado com autismo produziu um vídeo que gerou milhares de visualizações nas redes sociais. O convite permite mostrar alguém que transformou o que poderia ser “uma deficiência”, num “talento”.
Todos os dias, de manhã a partir das 10h30 e de tarde a partir das 15h00 em lugares como Praça 8 de Maio, Ferreira Borges, Visconde da Luz, Praça do Comércio, acontece magia de rua. Cernache, Eiras, Ribeira de Frades e S. João do Campo, Mercado D. Pedro V e Praça das Bandeiras do Convento São Francisco são lugares onde mágicos convidados vão dar espetáculos.
Presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, destaca a importância de aproximar a arte do público.
As galas apresentadas por Luís de Matos vão ter lugar no Convento São Francisco na próxima sexta-feira e sábado, sempre às 21h30. No Convento São Francisco está disponível a exposição “Paper Dreams” que apresenta 22 peças únicas.
Para Luís de Matos, o segredo para que cada edição continue a trazer “um ar de frescura e de impacto acrescido”, “está na vontade permanente de todos os envolvidos” na organização.
Na 28.ª edição dos Encontros Mágicos não vão faltar as oficinas de magia e também uma oficina de origami. A edição de 2024 regressa ao Estabelecimento Prisional de Coimbra e mantém a ida ao Hospital Pediátrico.
Pode consultar toda a programação em encontrosmagicos.pt e ouvir a conversa da RUC com Luís de Matos no ‘podcast’ no início do artigo.
Fotografia: Encontros Mágicos