[object Object]

Programação semestral do TAGV inicia com destaque para a investigação académica em artes

Mais de 80 atividades vão estar em vigor entre setembro a fevereiro, desde ópera ao cinema. Sílvio Correia Santos e Delfim Leão reforçam a importância da ligação entre as artes e a academia.

No passado dia 9 de setembro foi apresentada a programação da nova meia temporada do Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), período que vai desde setembro de 2024 a fevereiro de 2025.  Sílvio Correia Santos, diretor do TAGV, e Delfim Leão, Vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC), prestaram declarações durante a cerimónia, que também ficou marcada pela comemoração do sexagésimo terceiro aniversário do teatro académico.

A importância das parcerias, a integração da UC, os agentes culturais da cidade, a atração de população e a intensificação da investigação artística por parte do TAGV e da universidade, foram alguns dos pontos destacados pelo Vice-Reitor na sessão.

Durante a sua intervenção, Sílvio Correia Santos falou sobre o papel da estrutura na dinamização do teatro, salientando a importância da ligação com o circuito cultural, como o Jazz ao Centro, a Casa das Artes Bissaya Barreto e o Teatrão.

Após declarar que o impacto dos artistas “vai para além do palco”, o diretor apresentou o programa com mais de 80 iniciativas, que vão desde o teatro ao cinema. A ópera multimédia de Miguel Azguime é uma das novidades desta meia temporada, bem como a Festa na Praça da República, para celebrar o dia 5 de Outubro. Na música, o concerto Imersão/Improvisação, resulta do encontro entre músicos da Associação Porta-Jazz e da Tuna Académica da UC, com participação especial da Big Band Rags. Também em destaque está a visita da compositora e produtora Maro à cidade, durante o Trio Acoustic Tour. O ciclo Ressonâncias – Saúde mental e Storytelling estreia com a curadoria de Rita Alcaire e “foi pensado para desencadear conversas sobre o poder do storytelling e do uso dos media e das artes na pesquisa sobre saúde mental e na sua promoção”.

A ligação à UC é um dos “grandes pontos fortes” manifestados por Sílvio Correia Santos, numa altura em que está a ser organizado o espetáculo Frágua de Amor, encenado por António Augusto Barros, da Escola da Noite, juntamente com o Bando de Surunyo, ligado à Universidade de Coimbra através das dinâmicas de investigação de doutoramento no âmbito dos Estudos Musicais.

Para assinalar os 63 anos, o TAGV realizou uma mudança da identidade gráfica nas redes sociais e abriu uma ação de descontos na compra de bilhetes de espetáculos. A campanha Early Bird permite a aquisição antecipada de bilhetes, com descontos em espetáculos e sessões de cinema até dezembro. Por ser uma edição limitada, os bilhetes podem ser levantados, presencialmente, até ao dia 20 de setembro.

PARTILHAR: