“Café Curto” regressa ao Convento de São Francisco
O Café Curto é um projeto com um “impacto positivo”, de acordo com o diretor e agente da Blue House, Ricardo Jerónimo. Em Coimbra, o evento começa esta noite, às 19:30. Em Bragança a iniciativa tem o nome de “Café Duplo”por ser o resultado de uma residência artística entre 2 músicos, que se encontram pela primeira vez.
O projeto Café Curto, é um ciclo de concertos de 30 minutos que surgiu em 2020, altura em que haviam muitas questões acerca da apresentação da cultura ao vivo, e foi, simultaneamente, quando surgiu a dúvida de como seria possível apresentar música ao vivo em período pandémico.
Segundo Ricardo Jerónimo, produtor e agente da Blue House, o projeto tem vindo a evoluir com a abertura de uma convocatória para músicos emergentes de Coimbra, de modo a que fossem selecionados músicos para atuarem em Coimbra.
O projeto já se expandiu até à cidade de Bragança, desta vez intitulado por “Café Duplo”, por ser o resultado de uma residência artística entre 2 músicos, que se encontram pela primeira vez para desenvolver a criação artística.
A parceria com o Conservatório de Música de Coimbra, mais especificamente com o curso de jazz, foi um dos aspetos que fez o “Café Curto” evoluir, afirma Ricardo Jerónimo. A união das duas estruturas vai trazer um concerto a cada 2 meses de um grupo de jovens estudantes com a apresentação de um combo de jazz.
O Café Curto foi-se adaptando, desenvolvendo e incorporando novas valências, ainda que mantendo a aposta em jovens artistas e projetos emergentes, de modo a criar um ambiente positivo e um público muito interessado no que lhe é apresentado.
O produtor e agente da Blue House, refere o impacto positivo que o projeto tem vindo a causar, especialmente para os músicos, artistas e para as pessoas da indústria que fazem com que o trabalho das pessoas do projeto seja valorizado nacional e internacionalmente.
Ricardo Jerónimo mostra o interesse em estender o projeto para outras cidades do país. No entanto, ainda não existem novidades relacionadas ao futuro, apesar do projeto já ter contado com participações internacionais como a de Santi Araújo e Nacho Casado.
No segundo semestre de 2024 o público pode esperar a continuidade do projeto com showcases semanais todas as terças feiras, com entrada gratuita.