Festival FolKoimbra traz música da Galiza e música popular portuguesa à Praça do Comércio
Até domingo, dia 1 de setembro, tasquinhas de associações culturais e música tradicional “criam pontes de diálogo” com quem passa na baixa de Coimbra.
A Fundação Inatel tem procurado criar atividades que não sejam “estéreis e que possam criar pontes com a sociedade”, esclarece Bruno Paixão, diretor da instituição. “Salvaguardar a nossa memória” é um dos objetivos da 4.ª edição do FolKoimbra, afirma o dirigente.
João Francisco Campos, presidente da União de Freguesias de Coimbra, considera que a iniciativa “tem tudo para crescer”. O festival gera valor para as associações que participam ao venderem nas barraquinhas instaladas no meio da Praça do Comércio.
Arroz-doce de Coimbra e outros petiscos convidam a passar um final de tarde ao som de música popular. Sábado e domingo os petiscos estão disponíveis a partir do meio dia.
Grupos de concertinas e grupos folclóricos do Concelho vão atuar na Praça do Comércio. Carlos Lopes, vereador da Câmara Municipal destaca o concerto do grupo Galego, os Carapaus que trazem colorido internacional ao certame.
Este sábado, a partir das 17 horas, atuam na Praça do Comércio o Grupo de Bombos Só Pedra, o Grupo Folk os Carapaus da Galiza, Grupo Folclórico do Bairro do Brinca e os Amigos da Paródia. Amanhã domingo é a vez do Grupo Folclórico de Coimbra, do rancho as Moleirinhas de Casconha, da Tuna Mista do Areeiro e dos Amigos da Paródia.
A organização do FolKoimbra é da responsabilidade do Inatel, da Câmara Municipal de Coimbra e da União de Freguesias de Coimbra.