Câmara de Coimbra recolhe mais de 10 toneladas de resíduos biodegradáveis
Recolha seletiva de resíduos orgânicos já atingiu 10,6 toneladas em julho e agosto. Projeto piloto abrange 8.858 fogos e cerca de 15 mil habitantes em territórios da freguesia de Santo António dos Olivais e da União de Freguesias de Coimbra.
Campanha de sensibilização “Zero Desperdício” da autarquia está a resultar. Apresentada em 29 de abril, criou um novo circuito de recolha de lixo.
O sistema de recolha seletiva de resíduos orgânicos passou por disponibilizar e distribuir contentores de proximidade e domésticos onde são colocados biorresíduos – que incluem desperdícios alimentares, resultantes da preparação e sobras de refeições.
Em declarações à RUC, Carlos Lopes, vereador responsável pelo Ambiente, considera a experiência positiva e pronta para ser alargada.
A campanha “Zero Desperdício” tem disponível um número de telefone dedicado ao projeto, 914 106 683 com a finalidade e serem esclarecidas todas as dúvidas.
O vereador explica que numa primeira fase muito moradores não se encontravam em casa e não tiveram acesso à primeira fase do projeto, mas foram ligando e tendo acesso aos códigos de acesso dos contentores.
Em nota de imprensa a autarquia informa que o projeto representa um investimento total de cerca de 624 mil euros, financiado no âmbito do POSEUR, onde se inclui ainda as novas viaturas para a recolha. Prédios em altura em Eiras, São Martinho do Bispo e Santa Clara estão em agenda.
Em 2030, o Município de Coimbra deverá ser capaz de capturar 70% dos biorresíduos produzidos no concelho divididos sendo 65% dos resíduos capturados com origem na recolha seletiva e os restantes 5% com origem na compostagem doméstica e/ou comunitária. Mais informação aqui.
Fotografias: Câmara Municipal de Coimbra