[object Object]

Iago Bebiano conquista a prata no Mundial Universitário de Canoagem

Canonista destaca a importância do apoio da equipa, dos colegas e dos docentes da Universidade de Coimbra ao longo da sua jornada desportiva e académica. Objetivo agora passa por integrar projeto olímpico, de olhos postos em Los Angeles 2028.

O Campeonato Mundial Universitário de Canoagem realiza-se em Montemor-o-Velho de 21 a 24 de agosto de 2024. O evento, organizado pela Fédération Internationale du Sport Universitaire (FISU) e pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), conta com atletas universitários de vários países, incluindo 32 portugueses.

No Centro Náutico de Montemor, Iago Bebiano, atleta de alto rendimento e estudante da Universidade de Coimbra, alcançou uma importante conquista ao garantir uma medalha no mundial universitário de canoagem. Apesar de não ter conseguido chegar ao lugar mais alto do pódio, o atleta mostrou-se satisfeito com a medalha e com o esforço de toda a equipa, especialmente por ter sido um prémio alcançado em casa.

O premiado explicou à RUC a dinâmica dos treinos ao longo da época. Até janeiro os treinos são normalmente mais longos, com séries maiores onde os atletas passam muitas horas dentro de água. À medida que se aproxima o verão, os treinos mudam com um menor número de séries mas mais intensas, afirmou o atleta. Perto das competições os treinos passam a ser mais focados nos ajustes de pormenores e virados para a recuperação do corpo, por causa da fadiga acumulada.

Segundo o medalhado, ser simultaneamente estudante e atleta de alto rendimento foi algo difícil de conciliar no início do seu percurso universitário, especialmente devido à carga horária das aulas nos primeiros anos do curso. Iago Bebiano confessou que o apoio e a compreensão dos professores sempre foi algo muito presente ao longo dos cinco anos de estudo. O atleta aproveitou a conquista no mundial universitário para agradecer a todos os docentes do Departamento de Engenharia Informática e também à Universidade de Coimbra.

Iago Bebiano revelou que o interesse pelo desporto surgiu inicialmente de forma forçada, por meio dos pais que eram treinadores de canoagem. O amor pela canoagem surgiu já na sua adolescência, a partir do momento que integrou a seleção.

Aos 16 anos, o canonista percebeu que queria continuar a carreira desportiva e mais tarde, mudou-se para Coimbra para estar próximo do centro de estágio de alto rendimento de Montemor-o-Velho e para desenvolver o seu interesse por computadores na Universidade de Coimbra (UC).

O atleta, já está a preparar as próximas competições, de modo a alcançar o melhor resultado possível. No futuro próximo, conta trabalhar de modo a integrar uma equipa sénior e mais tarde o projeto olímpico.

Prevê-se que a próxima época seja de muito trabalho para Iago Bebiano e a sua equipa. O objetivo passa por alcançar os melhores resultados possíveis. O atleta de alto rendimento e estudante da UC, prepara-se para as futuras competições a ambicionar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Fotografia: FADU Portugal

PARTILHAR: