[object Object]

37ª Edição da Feira das Cebolas na Praça do Comércio

A Praça do Comércio recebe mais uma edição da Feira das Cebolas, organizada pelo Grupo Folclórico “Os Camponeses” de Vila Nova. O evento oferece diversas apresentações culturais e gastronomia típica.

Desde o passado dia 10 de agosto e até ao dia 17 de agosto, a Praça do Comércio recebe mais uma edição da feira das cebolas. Organizada pelo Grupo Folclórico “Os Camponeses” de Vila Nova, numa parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e a União de Freguesias de Coimbra. Com diversas atuações de grupos folclóricos e gastronomia derivada, a feira conta com tasquinhas que vendem desde sardinha assada a licores.

Rui Lopes, presidente do Grupo Folclórico, explica que a feira já passou por diversos locais da cidade e que foi o antigo presidente que a recriou. Passando esta para a Praça de Comércio, de modo a que os ceboleiros de Cernache, tivessem uma maneira de vender os seus produtos.

O presidente afirma que a principal preocupação com o evento é a falta de ceboleiros. Em contraste com edições passadas em que havia 27 ou 30, para hoje em dia, que há apenas três. Rui Lopes afirma que é algo preocupante pois retira a essência desta feira que já conta com tantas edições de tradição.

Em relação à afluência da feira, o presidente diz que está baixa comparada a outros anos. Mas entende que também há muita atividade nas noites de Coimbra nos dias de hoje, então essa diferença é esperada. Contudo, devido ao bom tempo e à finalização de outras atividades, espera um melhoramento na afluência dos próximos dias.

Além da atuação do grupo anfitrião, são esperados: o Rancho Paroquial de Guifões (Guifões), o Grupo de Danças e Cantares do Paul (Castelo Branco), o Grupo Folclórico da Região de Arganil (Arganil), o Grupo Folclórico de Portomar (Mira), o Grupo Folclórico e Etnográfico do Cimeiro (Soure), o  Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos HUC (Coimbra), o Rancho Folclórico As Vendedeiras Saloias de Sintra (Sintra) e o Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro da Cova (Gondomar).

Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra

PARTILHAR:

ARTIGOS RELACIONADOS: