Aluno da UC desenvolve jogo sério para estimulação cognitiva de idosos
Aluno da UC desenvolveu jogo sério para ajudar os idosos a envelhecerem de forma mais saudável proporcionando momentos de estimulação cognitiva. Este projeto está inserido num outro, o EuroAGE+, que se centra nesta temática utilizando Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e robôs sociais assistenciais.
No âmbito da dissertação de mestrado de Pedro Almeida, estudante do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) foi desenvolvido um jogo sério para estimulação cognitiva destinado a idosos.
Um jogo sério é um tipo de jogo que, para além da vertente lúdica que qualquer jogo contém, pretende também ir além disso, uma vez que é pensado com o intuito de ajudar o jogador, neste caso, tem o objetivo de trabalhar aspectos cognitivos com idosos.
Este projeto está inserido num outro, o EuroAGE+, que se centra na temática do envelhecimento ativo através da utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e de robôs sociais assistenciais. A ideia principal desta iniciativa é desenvolver tecnologias deste género que ajudem os idosos a envelhecerem de forma mais saudável, proporcionando momentos de estimulação cognitiva, esta que é uma das grandes dimensões do envelhecimento ativo.
Para o desenvolvimento deste jogo, o estudante Pedro Almeida programou um robô social assistencial para funcionar como um storyteller. Na prática o robô tem a capacidade de interagir e comunicar com pessoas através da fala. Este funciona através de inteligência artificial e a história é narrada a cada idoso consoante a sua idade, gostos da pessoa, emprego e vivências passadas, o que torna cada sessão única. A forma de narrar a história é adaptada a cada idoso consoante o nível cognitivo de cada um deles, ou seja, o ritmo e até palavras escolhidas pelo robô variam de pessoa para pessoa. Desta forma, o robô vai narrando a história e no curso da história coloca questões ao interlocutor que lhe permitem guiar o rumo da história.
Este trabalho, para além de ter sido desenvolvido por Pedro Almeida, no âmbito da sua dissertação de mestrado intitulada de “Interação de um Robô Social com Utilizadores Humanos através de Linguagem Natural”, foi orientada pelos docentes do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Rui Paulo Rocha e Fernando Perdigão. O projeto foi desenvolvido entre outubro de 2023 e julho de 2024, e contou também com o apoio e troca de ideias de outros parceiros e instituições, que também integram o EuroAGE+.
O projeto EuroAGE+ é financiado por um programa da UE, o Interreg Portugal Espanha, que pretende promover investigação conjunta e colaborativa entre instituições portuguesas e espanholas, onde esta problemática do envelhecimento ativo tem mais ênfase.
No futuro, o professor Rui Paulo Rocha, confessou-nos que pretendem dar continuidade ao projeto: “pretendemos aprimorar o jogo sério, aperfeiçoar alguns aspetos técnicos que tornam a interação do robô com as pessoas mais avançada” e desenvolver outras capacidades de interação do robô.
Para comprovar a eficácia do jogo, foi efetuado um teste piloto com 15 idosos. Os terapeutas ocupacionais selecionaram o conjunto de idosos que fossem elegíveis para participar nas sessões. Para a seleção dos idosos, os terapeutas usaram uma métrica comum que é basicamente um conjunto de exercícios para avaliar esta questão, inserida numa escala de 0 a 30, onde os idosos escolhidos tiveram de atingir um mínimo de 15 pontos. As sessões ocorreram no início deste mês e tiveram sucesso.
O docente adiantou ainda que o estudante, apesar de já ter defendido a sua dissertação com este trabalho, vai continuar envolvido e a trabalhar no seu desenvolvimento.
Fotografia: Notícias UC