[object Object]

Galardoados do Prémio Literário Manuel Alegre editados em livro

Associação Académica de Coimbra apresentou “Livro de contos do Prémio Literário Manuel Alegre” no Museu Nacional de Machado de Castro. Foram publicados 175 exemplares.

As melhores obras das três primeiras edições do Prémio Literário Manuel Alegre vão estar disponíveis em livro na papelaria da Associação Académica de Coimbra (AAC). Hoje, a obra literária com os contos dos premiados foi apresentada no Museu Nacional de Machado de Castro.

José Manuel Mendes, presidente do júri, destacou a importância da publicação em papel, num tempo em que muito do que se lê, se lê de forma “fugaz” e ‘online’.

André Ribeiro, vice-presidente da AAC, revelou que concorreram à quarta edição cerca de duas dezenas de estudantes do Ensino Superior do país, valor inferior a edições anteriores. O responsável manifestou vontade de as próximas gerações da Academia de Coimbra continuarem a investir em literatura.

O presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Renato Daniel, deixou um apelo aos estudantes para participarem “ativamente na produção escrita e cultural”.

Ana Rita Rodrigues com “Casa Transparente” foi a vencedora da primeira edição do Prémio Literário Manuel Alegre. Rodrigo Cid venceu a segunda edição com “Vinte Seis Postais”.

Eva Cristiana Oliveira Ferreira venceu a terceira edição com “Um médico também morre”. Para a RUC a premiada falou da vontade de conciliar escrita e medicina.

A próxima edição, a quarta do Prémio Literário Manuel Alegre está na fase de apuramento do galardoado. Em setembro ou outubro vai ser anunciado o vencedor, ou vencedora. O prémio tem o valor de dois mil euros com IVA.

A cerimónia pública da quarta edição do Prémio Literário Manuel Alegre está agendada para dia 8 de setembro, Dia Mundial da Alfabetização.

Pode ouvir a pequena entrevista a alguns dos galardoados editados agora em livro no ‘podcast’ do início do artigo. Conversámos com Paulo Carvalho Ferreira, Mariana Trindade, Eva Ferreira e Helena Cunha.

[Corrigido o vencedor da segunda edição. Venceu Rodrigo Cid que concorreu com o pseudónimo de “Laura Venceslau”]

PARTILHAR: