Câmara Municipal aprovou moção pela reposição de tróleis
A ordem dos trabalhos envolveu também a apreciação de uma outra moção do PS, pela preservação dos troleicarros de Coimbra, que acabou por ser reprovada pela maioria da Juntos Somos Coimbra.
A Câmara Municipal de Coimbra aprovou, na reunião do Executivo municipal de 8 de julho, uma moção pela reposição parcial dos tróleis, cuja rede foi interrompida pelas obras do Sistema de Mobilidade do Mondego, defendendo uma linha essencialmente turística e servindo as duas margens do Mondego. A moção aprovada foi apresentada pelos vereadores da coligação Juntos Somos Coimbra .
Na reunião do executivo camarário, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, afirmou que “é recomendado ao Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) que continue a avaliar a reposição futura de uma linha de tróleis, de carácter turístico e servindo as duas margens do Mondego.
Ao longo da sua intervenção, o autarca lembrou que a circulação dos tróleis já tinha sido suspensa e que, em 2021, aquando da mudança do executivo camarário não havia circulação dos tróleis devido ao que considerou de “absurdo”.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva, a rede de tração não podia ter sido desviada em obra sem um projeto prévio, que estudasse a forma de garantir a sua viabilidade técnica. O responsável municipal considerou que a incapacidade de assegurar a votação da reposição da rede prende-se com a falha já identificada.
A moção dos vereadores da coligação Juntos Somos Coimbra foi aprovada por maioria.
Apesar de a moção já ter sido aprovada na reunião do executivo municipal, ao Conselho de Administração dos SMTUC foi recomendado continuar a avaliação da reposição de uma linha de tróleis.
Fotografia: SMTUC