[object Object]
09.07.2024POR Leonor Sousa

Festival Instrumensal estreia com a voz de Luís Peixoto

Luís Peixoto, expressou o seu entusiasmo à RUC por participar no Festival Instrumensal na sua cidade natal. Inspirado pela Música portuguesa, Peixoto promete uma tarde repleta de composições próprias, focadas na cultura musical portuguesa. Concertos mensais ocorrerão em diversos locais emblemáticos de Coimbra ao longo do ano.

Luís Peixoto, músico e compositor, mostrou o seu agrado por ser o primeiro artista a abrir o festival, especialmente sendo na cidade que viveu durante vários anos da sua vida.

O gosto pela música portuguesa surgiu nos tempos de faculdade, quando se juntou à secção de fado da Universidade de Coimbra, interessou se no grupo de cordas da secção e da estudantina. Na altura, o professor ensinava vários instrumentos portugueses como o cavaquinho e o bandolim, e assim despertou o interesse pela técnica, pelas músicas e pela cultural musical portuguesa, afirma Luís Peixoto.

O músico sublinha a importância de preservar e estudar a música tradicional. O objetivo passa por entender o surgimento dos instrumentos portugueses, a importância da música e um maior conhecimento da cultura do país.

No concerto do próximo domingo, a tarde estará repleta de música da autoria de Luís Peixoto, inspirada na cultura musical tradicional portuguesa. O bandolim vai ser o principal instrumento acompanhante do artista, no entanto o concerto vai contar com outros instrumentos agregados à banda, como o contrabaixo e o violino.

A audiência pode esperar um espetáculo com várias colaborações como o Grupo de Cordas da Secção de Fado, grupo que o artista participou na sua juventude, Catarina Moura, Pedro Damasceno e mais artistas.

Locais como o Conservatório de Musica de Coimbra, o Seminário Maior, o Teatro da Cerca de São Bernardo vão receber ao longo deste ano os concertos mensais.

 

Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra

PARTILHAR: