UC integra projeto europeu “Cheers4EU”
A equipa da UC quer criar um “Circular Hub” em Coimbra no setor agro-industrial e uma comunidade de partilha no tecido empresarial. A UC é a única instituição de ensino superior nacional integrada no projeto. É uma iniciativa do líder finlandês.
O projeto denomina-se “Circular Hubs” e está integrado no projeto “Cheers4EU”.
A equipa da Universidade de Coimbra é constituída por investigadores de quatro centros de investigação: o Centre for Business and Economics Research (CeBER),o Centro de Direito Público e Regulação (CEDIPRE), O centro de Engenharia Química e Recursos Renováveis para a Sustentabilidade (CERES) e O Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos.
O objetivo da “Cheers4EU” é incentivar as várias instituições a aderirem a uma economia circular de forma a ter um planeta mais sustentável nomeadamente com a criação de “Circular Hubs”. Os “ Circular Hubs” são centros de atividades para facilitar a reciclagem.
Neste sentido, Susana Garrido, coordenadora do projeto, aponta que a equipa da Universidade de Coimbra pretende criar na zona centro um “Circular Hub” no setor agro-industrial.
Susana Garrido explica que o projeto surgiu porque o líder do mesmo, que é dos Países Baixos , procurou identificar instituições que estavam interessadas no tema da economia circular. Dentro dos parceiros deste trabalho estão países como a Dinamarca, a Áustria, a República Checa e a Espanha.
A coordenadora diz que espera que se criem as condições para uma comunidade de partilha no tecido empresarial de forma a garantir a sustentabilidade e a economia circular.
Susana Garrido afirma que este projeto vai possibilitar trazer visibilidade à Universidade de Coimbra mas que é uma grande responsabilidade visto que é a única instituição de ensino superior representada a nível nacional. Ao mesmo tempo tem expectativas que se cumpram os resultados do trabalho e que a equipa possa contribuir para a mudança de uma economia linear para uma circular.
Já existem alguns “Circular Hubs” em funcionamento, sendo um deles no setor químico.
Imagem: Notícias UC