[object Object]
26.06.2024POR Informação RUC

“Saco da Baixa” esteve na Feira do Livro de Coimbra

Mulheres mais idosas fizeram bordado criativo em fotografias do 25 de Abril. Catarina Pires aponta que foi um momento de partilha de memórias pessoais sobre a Revolução.

No decorrer da Feira do Livro de Coimbra deste ano, a Associação Há Baixa promoveu uma oficina de costura no Largo do Romal. A iniciativa é do grupo “Saco da Baixa”, um conjunto de mulheres mais idosas que se reuniram para uma sessão de bordado criativo.

Catarina Pires, presidente da Associação explicou que este projeto começou quando o grupo lisboeta “A Avó veio trabalhar” se juntou às habitantes mais idosas de Coimbra, para costurar em sacos que eram depois vendidos pelos comerciantes da Baixa. Anos mais tarde, a Associação lançou o projeto “Saco na Baixa”, em memória deste momento.

No Largo do Romal, local de fundação da Associação Há Baixa, as mulheres juntaram-se para bordar em cima de panos estampados com fotografias da coleção do fotógrafo amador Fernando Marques, mais conhecido por Formidável. Sob o tema da Feira do Livro deste ano, 50 anos do 25 de Abril, as participantes aplicaram a sua criatividade ao bordar 50 imagens relacionadas com a Revolução.

Catarina Pires acrescentou que o convívio foi também uma maneira de partilhar memórias pessoais e gerar conversas sobre o 25 de Abril.

A reinterpretação das fotografias do Saco da Baixa vai ser exposta em setembro, num espetáculo ainda por revelar.

Fotografias: Mariana Caparica

PARTILHAR: