Coimbra convida famílias a irem “Ao Encontro da Sofia” no próximo sábado
Das 10h00 até às 18h00 a rua que já foi a mais moderna da Europa e onde a Universidade de Coimbra nasceu fecha ao trânsito para que as famílias participem em iniciativas culturais sob a temática dos anos 80 do século passado.
A mocha Sofia espera todos os visitantes, na rua do mesmo nome, a celebrarem um tempo em que todos os exageros aconteceram. No próximo sábado, dia 29, são várias as iniciativas no campo da cultura que a Rua da Sofia vai acolher.
“As pessoas têm de ganhar a Rua da Sofia”, afirmou Assunção Ataíde, presidente da Agência de Promoção da Baixa de Coimbra, na conferência de divulgação da programação.
Uma tertúlia, patins em linha, dança, concertos de Peter Suede e de Raquel Ralha & Pedro Renato, brincar no 25 de Abril, uma oficina de bicicletas, um desfile de noivas, a história da AAC/OAF ou as notícias do dia 29 de junho de 1980 do Diário de Coimbra, são apenas algumas das iniciativas.
A colaboração com o festival Epicentro vai trazer DJ ‘set’ dos locutores da Rádio Universidade de Coimbra e homenagear “espaços icónicos” como o Infinito, enfatizou Tânia Rodrigues da Bluehouse.
Miguel Fonseca, vereador da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), destacou a importância da Rua da Sofia para a classificação da UC, Alta e Sofia como património da humanidade pela Unesco. Vereador da CMC lembrou que o concelho lidera a área temática de cultura e animação do Observatório Europeu dos Centros Históricos.
O Centro Social e Cultural 25 de Abril desenhou programa para os mais novos. Artes marciais vão estar na Livraria Casa do Castelo, música ao vivo acontece na Cavalinho Coimbra. No Centro Comercial Sofia vai poder jogar num ZX Spectrum. Das 12h00 até às 17h00 a Gelataria COSÌ traz a Tupik de volta à Sofia. Os jogos de tabuleiro também não vão faltar.
Pode consultar mais programação aqui.
Fotografia: RUC