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Aluno da Universidade de Coimbra vence competição mundial HVAC World Students Competition

Aluno da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, João Pedro Sousa Mota venceu a competição mundial HVAC World Students Competition, que decorreu na Coreia do Sul. As fases nacional e europeia foram antecipatórias do grande evento.

A competição em que João Pedro Sousa Mota participou consistia em apresentar as dissertações de mestrado desenvolvidas pelos participantes, nas áreas do aquecimento, ventilação, ar condicionado e qualidade do ar em ambientes interiores.

A ideia de João Pedro Sousa Mota para participar no projeto, foi-lhe apresentada por um docente, que o acompanhou no mestrado, e que lhe sugeriu ingressar na competição nacional , para divulgar a sua dissertação de mestrado.

Até chegar à competição internacional, João Pedro Sousa Mota teve de passar pela fase nacional e europeia, nas quais saiu vencedor. A competição nacional apenas consistia em apresentar um resumo do trabalho que desenvolveu na sua tese . Após a vitória, rumou ao Europeu, mas desta vez com a versão melhorada da sua apresentação. O entrevistado revela que “estava muito bem preparado e não estava nervoso”.

Já a competição internacional funcionou com diferentes moldes: os participantes tinham de preparar um artigo de 6 páginas em formato conferência, criar um poster e uma apresentação de 12 minutos, em inglês. Para apurar o vencedor somaram-se as pontuações individuais atribuídas por cada jurado. Os critérios para obterem pontos passavam pela análise da componente da apresentação, qualidade de trabalho e discussão de ideias.

A participação no projeto com estas dimensões revelou-se benéfica para os participantes. João Mota realça que as pessoas que conheceu e as viagens que realizou lhe abriram vários horizontes no âmbito profissional e expandiu bastante a sua cultura.

Depois de terminar a competição, o estudante salienta as competências que desenvolveu como o ganho de mais capacidades para falar em público e apresentar projetos. Para além disso desenvolveu as suas habilidades sociais, pois agora consegue abordar e conhecer novas pessoas de uma forma muito mais natural e sem complicações.

Para a concretização do seu projeto contou com o apoio de alguns docentes, especialmente de dois orientadores, e da própria faculdade, tanto a nível financeiro como de supervisão  e colaboração ao longo de todo o desenvolvimento do trabalho, nesta que foi a sua “primeira experiência de investigação”. 

Fotografia: Notícias UC

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