[object Object]

RUC vai celebrar Hip Hop de Coimbra com “Festival Suburbano”

O “Festival Suburbano” está próximo e é uma iniciativa da Rádio Universidade de Coimbra. O grande objetivo passa por celebrar a cultura Hip Hop de Coimbra no dia 22 de junho e 7 de julho. A maioria dos artistas são da cidade.

A Rádio Universidade de Coimbra (RUC) anuncia a chegada do “Festival Suburbano” já este sábado (22) e no próximo 7 de julho, para celebrar os 20 anos de atividade do programa “Suburbano” e os 30 anos do movimento hip hop português. Vai ser um evento aberto ao público, no terraço da rádio Afonso Macedo, com vários artistas conimbricenses.

O festival tem início pelas 16h00, com uma Roda de Conversa entre os criadores do programa “Suburbano” da 107.9fm, Daniela Ribeiro e Carlos Braz. Depois vão estar a atuar DJ’s RUC. Segue-se o coletivo ‘Instrumentless’, que traz até ao terraço Afonso Macedo a energia do “hip hop tuga” com ´beatbox´ ao vivo.

Para terminar o dia, vai estar presente, pelas 20h00, o produtor Si!va, com um ‘liveset’. Uma hora mais tarde, Gonçalo Guiné com Paulo Silva na bateria e Filipe Fidalgo no saxofone. Guiné é um artista conhecido por “fazer” hip-hop em Coimbra há mais de 20 anos e por apoiar a nova geração que quer aderir ao movimento.

Os organizadores são João Sanchez, João Queiroz, João Perdiz, Miguel Duarte, Margarida Campos e Simão Craveiro. Segundo João Sanchez, assim como o “Suburbano”, o festival tem o objetivo de divulgar a cultura de hip-hop da cidade. Sanchez afirma que esta coincidência de datas foi algo fácil de conseguir e aumentou a importância da presença de artistas locais.

O segundo e último dia do “Festival Suburbano” vai ser no dia 7 de julho, nos Jardins da Associação Académica de Coimbra. João Sanchez descreve-o como um dia mais festivo e de hip hop de rua. Esse domingo vai começar com um concerto de Ruze, seguido de um ‘DJ Set’ de Trillseco e, por fim, rimas da Batalha Clandestina.

Durante todas as atuações, conta-se com ‘live grafitti’ e bancas de roupa ‘streetwear’. João Sanchez destaca que a rádio tem interesse em abrir várias bancas, de forma a criar um espaço onde pequenas marcas e pequenos artistas possam mostrar a sua arte.

As expectativas do evento, para João, são positivas. O organizador espera que, aqueles que desconhecem a cultura de hip hop da cidade passem a conhecê-la e que se celebre muito mais anos o programa “Suburbano” da rádio.

Os dois dias do “Festival Suburbano” vão ter transmissão em direto na frequência habitual, 107.9fm. A RUC convida todos os ouvintes a visitar o evento de entrada gratuita.

PARTILHAR: