[object Object]

Câmara de Coimbra e FCT renovam colaboração para tornar anel de fibra ótica da cidade mais “resiliente”

Infraestrutura de fibra ótica reforça conectividade das entidades de Ensino Superior de Coimbra com serviços e edifícios municipais.

Decorridos 20 anos do início da cooperação, o protocolo hoje assinado no Salão Nobre dos Paços do Concelho vai permitir alargar e aumentar resiliência do anel de fibra ótica que liga instituições de Ensino Superior e Câmara Municipal em Coimbra.

Madalena Alves, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) considerou fundamental a partilha de conhecimento que a infraestrutura permite.

Já o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva, destacou a importância do anel de fibra ótica “dar acesso em tempo real a uma rede internacional de ciência”.

A colaboração entre a Câmara de Coimbra e a FCT começou em 2004. Segundo Madalena Alves, um cabo físico de 48 fibras óticas liga Braga a Lisboa passando por Coimbra. Na cidade existe um anel que liga Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem e Câmara Municipal. A infraestrutura assegura conetividade e redundância à comunidade de investigação nacional.

Fotografia: CMC

 

PARTILHAR: