UC promove prémio para mulheres da área da informática
A iniciativa vai-se realizar no âmbito do projeto “Inspira-Balance”, dedicado à promoção do equilíbrio de género na informática. Paula Silva destaca que o prémio pretende enaltecer as mulheres que trabalham nesta área profissional.
O Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai promover o prémio “Founding Inspiring Futures”. A iniciativa incentiva o reconhecimento e premiação de projetos criados e liderados por mulheres nas Tecnologias da Informação e Comunicação, quer na academia, quer na área empresarial, em Portugal.
A investigadora Paula Silva e a equipa de alunas composta por Ivonne, Francisca, Inês e Sunny lideram a organização do “Founding Inspiring Futures”. Paula Silva, também professora no Departamento de Engenharia Informática da FCTUC, destaca que o prémio pretende enaltecer as mulheres que trabalham nesta área profissional.
No “Founding Inspiring Futures” deste ano vão ser premiados seis projetos, três desenvolvidos em contexto académico e três em contexto empresarial. As premiadas vão receber um vale FNAC no valor de 500 euros para o 1.º prémio, 250 euros para o 2.º prémio e 150 euros para o 3.º prémio. Paula Silva sublinha que os projetos podem ser diversos e que o essencial é a criatividade e ambição demonstrada pelas participantes, cuja colaboração pode ser individual, ou em equipa.
A investigadora defende que este tipo de iniciativas incentiva ao combate de estereótipos e pode atrair mais mulheres para a área informática.
O projeto conta com o apoio da Universidade de Coimbra (UC) e financiamento do First Foundation Project, promovido pela Feedzai, Lda.
As candidaturas estão abertas até dia 2 de julho. Para participar é necessário submeter o formulário de inscrição e de consentimento, um vídeo de até dois minutos a explicar o projeto e uma memória descritiva até mil palavras.
Fotografia: Universidade de Coimbra