Projeto “Mil passáros” promove arte e conservação do ambiente
Convento de São Francisco acolheu iniciativa. Inovar na promoção de práticas artístico-educativas junto da comunidade pré-escolar é um dos objetivos.
A conferência de imprensa do projeto que decorreu no Foyer do Grande Auditório do Convento de São Francisco contou com a presença da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Ana Cortez Vaz e da presidente da Companhia de Música Teatral, Helena Rodrigues.
Ajudar não só as crianças, principal alvo do projeto, mas também os pais é uma das principais motivações dos envolvidos, afirma Helena Rodrigues.
Neste que é o Dia do Brincar, a vereadora da CMC, Ana Cortez Vaz, destaca o envolvimento das próprias educadoras no projeto que reforça a importância da arte e do ambiente nas nossas vidas e nas dos mais novos. O projeto proporciona experiências musicais e artísticas, coloca em diálogo as crianças, as suas famílias e educadoras, e promove a construção de bases educativas.
A iniciativa envolveu, em Coimbra, 48 turmas de 31 jardins de infância, 48 educadores, 127 assistentes operacionais, e ainda os familiares das mais de mil crianças beneficiadas por esta ação. Esta consciencialização é fruto de um longo trabalho e Ana Cortez Vaz, vereadora da CMC, explica que os resultados serão mais visíveis a longo do que a curto prazo.
Parte do resultado final do projeto vai ser conhecido no próximo dia 14 de junho, com a apresentação de uma instalação no Convento de São Francisco onde vão estar também expostos os pássaros feitos em origami (orizuros) pelas crianças abrangidas. É preciso “estar bem” para “educar bem”, e Helena Rodrigues, a presidente da Companhia de Música Teatral , aponta para a influência que esse bem estar poderá ter na capacidade de conseguir fazer passar uma mensagem.
A instalação vai crescer ainda mais e atinge o seu ponto máximo no dia 18 de julho, altura em que vai integrar também o programa “Dar a Ouvir”, que decorre até ao dia 1 de setembro.