Fado ao Centro leva “Abril em Portugal” à Namíbia
Fado ao Centro leva espetáculo “Abril em Portugal”, ao Teatro Nacional da Namíbia. O concerto, tem como objetivo celebrar Portugal, a liberdade e o cinquentenário do 25 de abril, no âmbito das comemorações do dia 10 de junho, dia de Portugal.
O Fado ao Centro está, atualmente, na Namíbia para a apresentação do espetáculo “Abril em Portugal”, no Teatro Nacional da Namíbia.
Em entrevista à RUC, América Braga, do Fado ao Centro, contou-nos mais pormenores sobre o espetáculo.
Este espetáculo, nomeado “Abril em Portugal”, trata-se de um concerto alusivo à celebração dos 50 anos do 25 de Abril, onde se pretende vincar o papel preponderante que o Fado Canção de Coimbra teve na luta pela liberdade e celebrar a liberdade que Abril nos devolveu.
O espetáculo que decorre hoje, desenrola-se no âmbito de um convite que o Fado ao Centro recebeu, por parte da embaixada portuguesa na Namíbia,com o intuito de comemorar o 10 de junho, Dia de Portugal.
Relativamente à adesão que o concerto teve, segundo América Braga foi “fantástica”. O espetáculo teve lotação esgotada e o público é praticamente todo namibiano, um motivo de honra para a organização.
Este evento está inserido numa tour internacional que já contou com vários espetáculos nos Países Baixos e Alemanha. De momento, América Braga revela que ainda não pode divulgar os destinos seguintes mas que têm trabalhado com o intuito de levar sempre o fado mais longe. Este não é o único projeto do Fado ao Centro, atualmente contam com os espetáculos do Fado tradicional de Coimbra, o “Fado Canção Coimbra”, e têm também convites para atuarem com o “Fado cruzado”.
A entrevistada termina por deixar a certeza de que estão a trabalhar para levarem os espetáculos aos palcos de todo o país, e até além-fronteiras, com todo o empenho que o Fado ao Centro dedica à música e cultura portuguesa e coimbrã.
Este espetáculo, que esgotou o Teatro Nacional da Namíbia, ocorreu no fim da tarde de hoje e foi cantado pela voz de João Farinha acompanhado pelas guitarras de Luís Barroso e Luís Carlos Santos.
O concerto celebrou Portugal, as comunidades portuguesas e a liberdade que o 25 de Abril nos trouxe.
Imagem: Fado Ao Centro