[object Object]

Mostra de Teatro Universitário pretende crescer como “espaço de apresentação, formação e debate”

Até dia 12 de junho TAGV, Teatro Paulo Quintela da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, RUC e Real República Pra-Kys-Tão acolhem iniciativas no âmbito da mostra que vai além de mero espaço de apresentação. 

Integrada no ciclo Mimesis da Universidade de Coimbra, a Mostra de Teatro Universitário, segundo o diretor do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Sílvio Santos, “é um espaço fervilhante que dá origem a uma série de novos talentos e que lhes mostra um caminho interessante para prosseguir”.

Para o diretor do TAGV, o teatro universitário permite desenvolver outras competências. “Estar no ensino superior não é meramente ir às aulas, há todo um mundo de coisas para descobrir”, disse Sílvio Santos em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC). O Teatro Universitário tem, “uma enorme relevância no contexto das artes de uma forma geral”, acrescenta.

Já na próxima quinta-feira, dia 6 de junho, o TEK-Teatro Experimental Kagadal e a RUC propõem uma peça radiofónica sobre a liberdade. Vai ser emitida a partir das 16h00, na antena da RUC em 107.9 em ruc.pt.

Sílvio Santos, revela que a peça toma como inspiração o arquivo da Rádio Universidade de Coimbra e algumas histórias da República dos Kágados. A apresentação vai retomar o contexto dos locutores das rádios piratas.

Thíasos apresenta “O Banquete” no Teatro Paulo Quintela da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra ainda no dia 6 de junho, às 21h00. A peça parte de uma adaptação do texto de Platão.

No dia 7 de junho, às 21h00, um conjunto de instalações sonoras e visuais espera o público na Real República Pra-Kys-Tão.  “The Blue Empty Space You Left Behind” resulta de parceria entre o KoletivoK e a República Pra-Kys-Tão.

A oficina “Berro em Cena” orientada por João Barros da Silva, destina-se aos grupos participantes na MTU. Tem lugar no dia 11 e surge da ideia de ver a Mostra de Teatro Universitário como “algo que tem que ir para além da simples apresentação dos espetáculos”.

Os Organismos Autónomos da Associação Académica de Coimbra, CITAC e TEUC participaram na Mostra de Teatro Universitário com as peças “Processo 8868” e “Resistência: O Nosso Poema é um Tríptico”, respetivamente.

O grupo InterDito da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra apresenta no sábado, dia 8, a peça “Albatroz – A Cultura Onde Não Havia Medo do Estranho” no TAGV, às 21h30.

A Mostra de Teatro Universitário termina na quarta-feira, dia 12 de junho, com um “Encontro de Reflexão” que pretende identificar os principais problemas e desafios que os grupos de teatro universitário enfrentam. A conversa vai ter como moderador Sílvio Santos.

Fotografia: TEK

Nota: foi alterada a hora de emissão do teatro radiofónico

PARTILHAR: