[object Object]
29.05.2024POR Rui Rodrigues

AG da AAC/OAF em direto: Acompanhe aqui todas as incidências

Siga aqui a Assembleia Geral da AAC/OAF.

Termina aqui a Assembleia Geral. Consulte a informação mais completa em breve nos nossos blocos noticiosos, em ruc.pt ou à segunda-feira à noite, no Prognósticos. Obrigado por nos ter acompanhado.

Futebol feminino, a “esperança” em melhores resultados na formação e as 5 estrelas da academia

Miguel Ribeiro fez uma última intervenção em que dá nota da notícia hoje avançada pelo Diário de Coimbra, dizendo que em breve o projeto (necessário para a atribuição de mais uma estrela à academia) vai ser apresentado em conferência de imprensa. O presidente espera ainda que, em breve, os resultados das equipas de formação tomem outro rumo.

—-

IFAPT? “Manteve a academia, mas não correu bem”

Questionado por Guilherme Imperial, Miguel Ribeiro reconhece que o plano “pagar para jogar” não foi bem-sucedido. Pese embora as receitas acumuladas do programa, o presidente diz que houve mal-entendidos em relação ao objetivo competitivo. Com uma perspetiva pouco voltada para o sucesso, os resultados da formação foram negativos.

Pedro Rosa Oliveira diz que academia vai ser entregue ao Sporting. Direção desmente.

O associado aponta a uma notícia veiculada na cidade durante as passadas semanas, mas o presidente Miguel Ribeiro afirma que a informação é falsa.

Pedro Rosa Oliveira diz que AG só foi marcada porque, sem as contas aprovadas, não seria possível inscrever a equipa

O associado ataca a direção e refere que os sócios deviam ter sido mais bem informados sobre a não realização da AG na data prevista, de acordo com aquilo que foi falado no Conselho Académico de novembro do último ano.

Gestão do Estádio mantém-se? “As coisas estão bem encaminhadas”

Miguel Ribeiro diz que o clube aguarda apenas o parecer pedido pela Câmara Municipal de Coimbra para poder garantir que o clube continua a gerir os Estádio Cidade de Coimbra.

O presidente respondeu ainda a outra questão colocada pelo associado Flávio Imperial, indicando que é os documentos têm de ser enviados por e-mail e não impressos.

A discussão passa para o ponto 4:

• Discussão de outros assuntos de interesse para a AAC-OAF

Relatório e contas aprovadas

68 votos a favor, 73 abstenções e 7 votos contra.

Sá Frias garante que é possível pagar o Plano de Recuperação

O vice-presidente Rui Sá Frias indica que a Académica apresenta resultados “pouco negativos” com a ressalva de que a época ainda não está fechada em termos contabilísticos.

Associados colocam questões sobre os números apresentados.

António Preto garante a conformidade dos documentos

O presidente do Conselho Fiscal destaca a diminuição do passivo e diz que o Conselho Fiscal garante a legalidade do relatório.

Clube soma receitas de 725.000€

O relatório e contas foram apresentados pelo vice-presidente da direção Rui Sá Frias. Podem ver estes números em www.academica-oaf.pt/assembleia24/.

Seguimos para o terceiro ponto da ordem de trabalhos:

•  Apreciar e votar o relatório e contas da gerência da AAC-OAF, SDUQ, Lda. e os pareceres e relatórios do Conselho Fiscal e do Revisor Oficial de Contas referentes à época desportiva 2022/2023.

Miguel Ribeiro revela que o orçamento da SDUQ vai ser apresentado em Junho.

Luís Santarino apela à união

O associado faz um apelo a que haja diálogo para que não continuemos a “cavar o buraco” do OAF. Apesar do desejo de “juntar ideias e vontades”, Santarino não deixa de apontar o dedo à direção e de dizer que “há muitas promessas por cumprir.

Luís Santarino toca ainda o assunto da insolvência que diz que serve para “não pagar dívidas” e pergunta se agora o clube deve retornar ao Clube Académico de Coimbra e rumar à segunda divisão distrital.

João Paulo Fernandes não vê motivos para demora da AG

O antigo vice-presidente critica os responsáveis por não terem marcado a assembleia mais cedo, mesmo com os constrangimentos colocados pelo processo de insolvência do Organismo Autónomo de Futebol.

Tensão física entre presidente e antigo vice-presidente

Foram trocadas acusações entre Miguel Ribeiro e João Paulo Fernandes quando ambos se cruzaram após a intervenção do presidente. O clima aqueceu na sala depois de o próprio presidente ter notado a calma com que os sócios iam conseguindo discutir.

Presidente fala no “rendimento possível”

Miguel Ribeiro assinala que nem o pavilhão do OAF pode render substancialmente, nem o clube pode tirar grande proveito da academia – uma vez que o terreno é propriedade da Câmara Municipal de Coimbra, o clube não o pode vender, apenas usufruir.

25 de abril foi assinalado porque a final da Taça de ’69 foi “mais do que um jogo”

O presidente respondeu ao associado Manuel Rodrigues que, na sua intervenção, tinha criticado a forma como a Académica se vangloriou com a Taça conquistada pelo Benfica. Para Miguel Ribeiro a Taça não é dos encarnados, mas de Portugal.

Miguel Ribeiro assume que desistência da temporada nas redes sociais foi “infeliz”

O presidente da direção do clube admite que a publicação feita após a partida com o Atlético Clube de Portugal foi um erro e que, apesar da dificuldade do desafio, ainda não era altura para desistir da subida de divisão.

Dinheiro dos Coldplay foi retirado da conta por ação de um credor

O dinheiro proveniente dos concertos dos Coldplay foi retirado da conta logo no dia a seguir à sua entrada, segundo Miguel Ribeiro.  Este terá sido o motivo para o pedido de insolvência do OAF, em junho de 2023.

Contencioso entre AAC/OAF e EDP levou a corte de energia

A informação foi ainda avançada pelo presidente durante a primeira intervenção, justificando assim as notícias que davam conta da falta de energia nas infraestruturas do clube.

Miguel Ribeiro admite que os estatutos foram violados

O presidente da direção admite que oito meses é “muito tempo” e reconhece a violação dos estatutos. O dirigente justifica-se com contingências de excepcionalidade previstas na lei geral – a insolvência do Organismo Autónomo de Futebol ainda não foi aceite – e, perante alguns atropelos vindos da plateia, destaca alguns pontos positivos do mandato. De acordo com Miguel Ribeiro, os ordenados estão todos “em dia” e o futebol profissional também não apresenta irregularidades. Recordado o empréstimo no valor de 750.000€ no início do mandato, o presidente nota ainda que os valores que não existem dívidas à Segurança Social e ao Fisco deste mandato. Contas da água e do gás também estão pagas.

Entramos no segundo ponto da ordem trabalhos:

•  Informação aos sócios acerca da situação do relatório e contas da direção da AAC/OAF referentes à época desportiva 2022/2023.

Primeiro proponente do requerimento de Assembleia Geral critica não realização do encontro em tempo útil

Manuel Rodrigues aponta o dedo aos responsáveis por não ter sido dado seguimento ao requerimento, conforme previsto nos estatutos. Uma vez que a Assembleia já está a decorrer, o associado decidiu retirar o pedido de recurso da decisão da Mesa da Assembleia Geral de não realizar a AG.

Estamos no primeiro ponto da ordem de trabalhos:

• Apreciação do recurso interposto da decisão da Mesa da Assembleia Geral de 27 de Novembro de 2023 que indeferiu a marcação de Assembleia Geral Extraordinária requerida em 13 de Novembro de 2023.

A Assembleia teve início pelas 21h15.

Boa noite, seguimos aqui a Assembleia Geral da Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF) durante as próximas horas. Acompanhe as incidências connosco.