Fan-Farra Académica de Coimbra convida presidente do Município a debater tradições
O autarca da cidade vai participar numa tertúlia que pretende encontrar respostas para a pergunta “Queima das Fitas – Transformação ou Descaracterização?”. O convite partiu da Fan-Farra Académica de Coimbra.
Em declarações à RUC no final da reunião do executivo camarário de dia 27 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, afirmou ter “todo o prazer em debater” questões de tradição, “com tranquilidade e de forma desapaixonada”.
Segundo o edil de Coimbra, o debate tem estado “inquinado pela politiquice” .
José Manuel Silva lembra outras tradições da Queima das Fitas que terminaram como a garraiada para justificar possíveis alterações adaptadas “à evolução dos tempos”. Segundo o autarca, as autoridades “não estão contra a realização da Serenata na Sé Velha”, mas têm que “pôr em cima dos pratos da balança a questão da segurança”.
Adianta que a Câmara Municipal não tem “nenhuma responsabilidade no processo” que teve lugar entre Comissão Organizadora da Queima das Fitas e Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra em torno do local da realização da Serenata Monumental – Sé Nova ou Sé Velha.
O autarca mostrou-se convicto que passada a “fase de emoção”, será possível “debater com tranquilidade” o local da realização da Serenata Monumental. Reafirmou também que se existir na Sé Velha “uma situação de pânico” poderemos ser confrontados com “um drama extremamente grave”, com a concentração de milhares de pessoas para assistir a esta tradição.
Durante a sessão de Câmara, José Manuel Silva usou dos mesmos argumentos para responder à pergunta do vereador da CDU, Francisco Queirós sobre se o executivo vai criar condições para realizar a Serenata Monumental na Sé Velha em 2025.
A FAN-Farra convidou também Emanuel Nogueira, ex-presidente da Secção de Fado da AAC, Bruno Ladeira, antigo FAN-Farrão e Ricardo Salgado, também antigo FAN-Farrão. O encontro vai ter lugar no Jardim da AAC na próxima quarta-feira, dia 29, às 18 horas.
Pode ouvir no ‘podcast’ do início do artigo as declarações do presidente da Câmara de Coimbra à RUC.