Projeto “Click the Future” do CIAAC conta com participação de 131 estudantes do ensino secundário
O Centro de Informática da Associação Académica de Coimbra leva o projeto “Click the Future” à Escola Secundária Avelar Brotero. Tenciona abrir horizontes e motivar jovens estudantes a seguir carreira na área da tecnologia.
A Escola Avelar Brotero acolheu hoje, dia 8 de maio, uma iniciativa no âmbito do “Click The Future” promovido pelo Centro de Informática da Associação Académica de Coimbra (CIAAC). O encontro contou com a participação de 131 estudantes. O projeto pretende também combater desigualdades ligadas ao género e a condições socioeconómicas.
A iniciativa tem como objetivo principal levar a tecnologia aos estudantes do ensino secundário, promover um contacto mais próximo e motivá-los a seguir carreiras de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O “Click The Future” pretende levar os alunos a pensar na sociedade e como estas carreiras podem impactar de forma positiva as comunidades, visto que “cada vez mais se ouve falar dos impactos negativos da tecnologia”. Para promover a proximidade com os jovens do secundário, que estão mais próximos de ingressar no ensino superior, foi dinamizada esta atividade.
As coordenadoras, Emília Oliveira e Matilde Palmeira, confirmam um bom ‘feedback’ por parte dos estudantes que se mostram motivados com as atividades realizadas. O Centro de Informática abordou diversas temáticas como a questão da sensibilização para a desigualdade de género, destacando-a como um dos grandes objetivos da secção, reconhecendo um ‘gap’ entre homens e mulheres nestas áreas. Entre os temas abordados estiveram ainda a vida universitária, atividades que podem desenvolver a nível extracurricular e explicações sobre apoios sociais. Os alunos realizaram atividades de programação, ciências da computação, e abordaram o setor espacial e a robótica.
Os jovens foram desafiados a encontrar soluções tecnológicas para combater o isolamento social. Desta maneira, foi possível articular as ideias dos estudantes com o tipo de curso que poderiam seguir caso as quisessem concretizar. Pretendem assim despertar o interesse dos jovens para uma área que, inicialmente, possa não ser uma opção.
Do total de 131 estudantes que participaram, 20% foram do sexo feminino. Portanto, sublinham a importância de eventos como o “Click the future” para motivar as jovens a entrar em áreas da tecnologia e de informática. As coordenadoras mostram-se surpreendidas com a pouca adesão do género feminino, em comparação à escola secundária visitada anteriormente.
Um dos objetivos principais do CIAAC é colmatar o ‘gap’ entre géneros, algo que sentem que estão a conseguir. Ainda só foram realizadas duas sessões em escolas. O projeto contou com o patrocínio da UNESCO, da Aliança Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Portugal, do Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra, do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e da Região Centro da Ordem dos Engenheiros.
Foto: Site da Escola Secundária Avelar Brotero