Faculdade de Farmácia celebrou 103 anos com Sessão Solene
A celebração do Dia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra enalteceu a inovação pedagógica. Aumento da oferta formativa expandiu a comunidade estudantil.
A celebração do Dia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) realizou-se dia 7 de maio. O evento decorreu no Anfiteatro Caetano de Santo António e começou com as intervenções da presidente do Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra, Carolina Gonçalves e do presidente da Associação de Antigos Estudantes de Farmácia, Miguel Silvestre.
O diretor da FFUC, Fernando Ramos, salientou que o número de estudantes inscritos na Faculdade de Farmácia é o maior de sempre e que esse recorde se deve à vasta oferta formativa. Salienta também a entrada em funcionamento de dois novos cursos neste ano letivo: o Mestrado em Medicamentos e Suplementos Alimentares à Base de Plantas e o Curso de Especialização Avançada em Radiofarmácia. O responsável destaca a inovação pedagógica que chama à atenção de candidatos de segundo e terceiro ciclo e à inclusão das salas de ensino híbrido nas novas infraestruturas previstas para o Polo das Ciências da Saúde.
Fernando Ramos comenta ainda as condições das instalações que estão necessitadas de uma intervenção, mas que a faculdade está condicionada ao orçamento da universidade. Ainda com foco no progresso, o presidente lança um apelo à melhoria da comunicação e divulgação dos trabalhos dos investigadores e docentes da Faculdade de Farmácia, de forma que possam amplificar o seu mérito.
Seguiu-se a intervenção de Paulo Barradas Rebelo, presidente do Conselho de Administração do Grupo Bluepharma. O convidado proferiu a conferência “Da Farmácia de Oficina à Indústria farmacêutica”. O farmacêutico partilhou uma reflexão sobre a profissão, deu o seu testemunho profissional e enalteceu a Faculdade de Farmácia destacando alguns dados.
No final da intervenção, Paulo Barradas Rebelo foi galardoado como Embaixador da Faculdade de Farmácia.
Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra e, também ele, licenciado em Ciências Farmacêuticas, fala sobre as contratações de professores que visam reforçar a oferta formativa da universidade e afirma que se deve apostar num futuro inovador.
Relativamente às preocupações demonstradas pelo diretor da Faculdade de Farmácia acerca das infraestruturas, o reitor assegura que até ao fim do seu mandato vai garantir melhorias significativas tanto no Polo 3, como no resto da Universidade.
Durante a cerimónia decorreu um momento de entrega de distinções de mérito a estudantes que concluíram o curso com melhor classificação no ano letivo 2022/2023 e uma homenagem a uma trabalhadora aposentada da Faculdade de Farmácia.
Fotografia: Notícias UC@Paulo Amaral