Cáritas organiza Estendal Solidário para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade
Iniciativa oferece produtos a preços acessíveis para angariar fundos para comprar alimentos destinados a ajudar quem precisa. Acompanhamento abrangente, que visa devolver a autonomia às pessoas assistidas é o grande objetivo da instituição.
O Estendal Solidário, um evento organizado pelo Centro de Apoio Social (CAS) da Cáritas Diocesana de Coimbra, realiza-se até sexta-feira, dia 3 de maio. A iniciativa decorre nas instalações da Cáritas, entre as 10h00 e as 17h00.
No estendal solidário os visitantes podem adquirir artigos de vestuário, calçado, livros, acessórios, itens de decoração e brinquedos, todos a preços acessíveis e em bom estado de conservação. O valor arrecadado com a venda dos artigos vai depois servir para comprar alimentos que posteriormente vão ser doados a quem necessitar.
Ana Paula Cordeiro, diretora técnica do Centro de Apoio Social, um serviço de resposta da Cáritas Diocesana de Coimbra, que tem como objetivo apoiar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social esteve à conversa com a RUC. A responsável conta que a venda dos artigos do Estendal Solidário tem um duplo objetivo.
A responsável conta que ao longo do ano recebem donativos por parte de particulares e empresas. Posteriormente a Cáritas atende pessoas que solicitam ajuda, a quem doa os bens consoante as necessidades. Alguns artigos também podem ser incluídos em vendas solidárias de angariação de fundos como este Estendal Solidário, com os visitantes desta iniciativa a serem também de alguma forma ajudados, ao terem oportunidade de comprar artigos por um valor também ele solidário.
Ana Paula Cordeiro sublinha que o dinheiro angariado no Estendal Solidário vai servir para comprar bens alimentares, para apoiar famílias que todos os meses pedem ajuda à instituição. No entanto, segundo a dirigente, o trabalho da instituição não fica por aí. O objetivo passa por desenvolver um trabalho de acompanhamento próximo, abrangente, que vai muito para além do apoio alimentar e que tem como último fim, devolver a autonomia às pessoas que pedem ajuda à instituição.
Ana Paula Cordeiro realça que a maior parte dos pedidos de ajuda que a Cáritas recebe são pedidos de apoio alimentar. A dirigente relata que o perfil de quem recorre à assistência da instituição é diverso, no entanto nota-se um acréscimo por parte de famílias com crianças, migrantes e famílias com formação superior que precisam de ajuda devido ao elevado valor que pagam pelas rendas de casa.
O estendal solidário decorre até sexta-feira, dia 3 de maio entre as 10h00 e as 17h00, nas instalações da Cáritas Diocesana de Coimbra que se localizam na Rua Dom Francisco de Almeida, nº14.