Primeira Assembleia Municipal Jovem integra programa das celebrações do 25 de abril
O hastear da Bandeira Nacional, a participação das bandas filarmónicas do concelho, a intervenção das forças políticas e a primeira Assembleia Jovem foram as iniciativas desenvolvidas nas primeiras horas do dia em que se celebram os 50 anos do 25 de abril de 1974. Presidente da Câmara Municipal de Coimbra salienta a relevância da experiência cívica e política para os jovens.
A manhã do dia em que se comemoram os cinquenta anos do Dia da Liberdade começou com o hastear da Bandeira Nacional, na Câmara Municipal de Coimbra (CMC). A cerimónia decorreu ao som de música tocada pelas bandas Filarmónicas da União Taveirense, da Associação Recreativa e Musical de Ceira, e Adriano Soares. Procedeu-se à Sessão Solene com intervenções das várias forças políticas representadas na CMC, onde foi dado destaque aos problemas que os jovens enfrentam na atualidade, à democracia e liberdade, ao papel das mulheres na sociedade, à importância da coesão social, e aos direitos adquiridos a partir do dia 25 de abril de 1974.
O ponto alto das primeiras horas do dia constituiu a inauguração da primeira Assembleia Municipal Jovem, na qual alunos de várias escolas do ensino básico e secundário tiveram oportunidade de expor as suas ambições e preocupações. A ação foi iniciada pelo presidente da Assembleia Municipal da CMC, Luís Marinho, e pelo presidente da CMC, José Manuel Silva. O autarca destacou a “extraordinária capacidade de intervenção” da geração mais jovem, e mostrou-se confiante quanto ao futuro da democracia.
Durante a cerimónia, estiveram presentes várias escolas do concelho, como a Escola Secundária José Falcão, Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores e Colégio Bissaya Barreto. A Mesa da Assembleia foi dirigida por três alunos de instituições de educação diferentes, enquanto eram apresentadas propostas ou feitas intervenções acerca do significado do Dia da Liberdade. Foram votadas moções, entre as quais a criação de uma disciplina de educação financeira nas escolas, o aumento de espaços para alunos com mobilidade reduzida nos estabelecimentos de ensino e a dinamização de mais Assembleias Municipais Jovens, todas elas aprovadas. José Manuel Silva explica que as ideias vão ser postas em prática assim que houver disponibilidade para a sua execução.
Terminada a sessão, os alunos tiveram oportunidade de conversar diretamente com o autarca. O presidente da CMC faz um balanço positivo daquela que foi a primeira edição do evento, e mostrou disponibilidade para a dinamização de mais iniciativas semelhantes. Deixou ainda um último apelo aos jovens, salientando a importância do “respeito e da dignidade no exercício da democracia”.
Da parte da tarde, o programa das comemorações continuou com a inauguração do Coimbra BD, a apresentação do roteiro turístico “A Coimbra de Zeca Afonso”, a inauguração da Praça 25 de abril e o concerto “É Bonita a Festa”.
Fotografia: RUC