Participação inédita de investigador da UC na principal conferência mundial de Segurança Elétrica
Projeto visa desenvolver frigoríficos e arcas congeladoras eficientes e acessíveis, alimentados por energia solar, para utilização em locais remotos. Aplicação desta tecnologia no setor agrícola é uma possibilidade.
Pela primeira vez uma instituição de ensino portuguesa teve um representante na maior conferência mundial de Segurança Elétrica, a Industrial Applications Society (IAS) Electrical Safety Workshop (ESW), do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).
Evandro Garcia, aluno de doutoramento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), integrou um restrito grupo de seis estudantes internacionais que foram escolhidos para apresentar um projeto neste renomado evento internacional realizado nos Estados Unidos da América.
Em entrevista à RUC, Evandro Garcia explicou que seu projeto visa o desenvolvimento de frigoríficos e arcas congeladoras eficientes e acessíveis. Dispositivos concebidos para operar em locais remotos, desprovidos de acesso à rede elétrica convencional, alimentados exclusivamente por energia solar.
O investigador, cujo projeto recebeu financiamento após submissão a um concurso internacional e subsequente apoio do governo britânico, esclareceu qual é o objetivo final do trabalho que desenvolveu.
O estudante de doutoramento salienta que seu projeto de pesquisa possui diversas aplicações potenciais e pode mesmo expandir-se fisicamente para responder às necessidades do setor agrícola.
Evandro Garcia foi o primeiro aluno proveniente de uma instituição de ensino nacional a representar Portugal no workshop de segurança elétrica da Industrial Applications Society. O investigador não esconde o orgulho de ter sido escolhido para participar no evento.
Evandro Garcia destaca a importância da ligação entre o mundo académico e o empresarial. O investigador vê com bons olhos o estreitar de laços com a indústria de forma a estabelecer parcerias comerciais para desenvolver tecnologias e projetos do mundo académico.
O workshop de segurança elétrica organizado pelo IEEE atraiu cerca de 600 profissionais do setor, este ano.
Fundada em 1963 nos Estados Unidos, a IEEE é a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em prol da humanidade.
Fotografia: Universidade de Coimbra