Imagem principal

“Coimbra da Saudade 125 anos para a eternidade” é lema da Queima das Fitas de 2024

Com mais de um século e um quarto de vida a Queima das Fitas anuncia atividades dos vários pelouros. Baile de Gala e Serenata Monumental ainda não têm lugar para realização. Já o Chá Dançante acontece no Mercado D. Pedro V. Excesso sobem a palco no Dia do Antigo Estudante.

Sob o lema “Coimbra da Saudade 125 anos para a eternidade”, a organização da Queima das Fitas (QF) pretende assinalar 125 anos da festa estudantil. A apresentação oficial do cartaz da Queima das Fitas 2024, decorreu esta quinta-feira, no Restaurante à Capella.

No evento estiveram presentes o dux veteranorum, Matias Correia, o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Renato Daniel, e o vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC), Delfim Leão.

Dentro do plano das 60 atividades, distribuídas pelos oito pelouros (Representação Institucional, Bailes, Cultura, Tradição, Marketing e Divulgação, Formação e Intervenção Cívica, Ligação às Estruturas, e Desporto), estão o Baile de Gala, o Chá das Cinco, o Chá Dançante, a Récita das Faculdades, a Serenata Monumental, a Ceia dos Boémios, a Queima do Grelo, o Cortejo da Queima das Fitas e a Bênção das Pastas.

Neste momento ainda não está definido o local da Serenata Monumental, uma vez que o Largo da Sé Velha, espaço tradicional da atividade, pode não apresentar medidas de segurança para o número de pessoas esperado, segundo Carlos Missel, coordenador geral da Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) a organização está a aguardar pronunciamento das entidades oficiais.

Na data em que se comemora o Dia do Antigo Estudante, dia 1 de junho, o responsável revela a presença da banda “Excesso” no palco das festividades. Este ano o Dia do Antigo Estudante está incluído no bilhete-geral. O dia nasceu para a receita apoiar o fundo solidário António Luís Gomes.

O responsável revela ainda que na Praça da Canção onde se realizam as Noites do Parque vai existir um espaço para fazer jantares de curso, incluídos no bilhete da queima das fitas. Assim, a comissão decidiu ajudar e atrair os estudantes mais cedo para o recinto. Serão aceites jantares a partir de 50 elementos.

O concurso para as atividades coordenadas pelas secções da AAC vai ser ainda aberto para a apresentação de propostas. Carlos Missil esclareceu que não há razões para a COQF não apoiar a Regata Internacional que traz ao Mondego equipas nacionais e internacionais caso a Secção de Desportos Náuticos apresente proposta.

Carlos Missil anunciou que o limite de 1000 latas por carro do dia do cortejo está em análise para reformulação, sendo possível um ligeiro aumento. Quanto aos banhos de cerveja, o coordenador-geral da COQF manifestou-se absolutamente contra por não fazerem parte da tradição. A Queima das Fitas de 2024 tem orçamentado o valor de 500 mil euros. Carlos Missil adianta razões para o limite de latas que este ano poderá ter um pequeno aumento.

O coordenador geral, explica ainda que o cartaz completo com os artistas vai ser divulgado no final do mês de abril. No final da sessão, foi exibido o cartaz da edição da Queima das Fitas deste ano, da autoria de Maria Saltão, antiga estudante da UC, assim como o lema da festa.

A conferência de imprensa foi abrilhantada por um grupo de fado da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

A festa dos estudantes do Ensino Superior de Coimbra realiza-se de 24 a 31 de maio com o dia 1 de junho a celebrar os antigos estudantes. Algumas iniciativas acontecem já no mês de abril. Mais informação sobre a Queima das Fitas de Coimbra de 2024 aqui.

PARTILHAR: