TAGV de cortinas abertas no Dia Mundial do Teatro
Dia emblemático para o teatro celebrado com visitas guiadas aos bastidores. Diretor e colaboradores do TAGV desvendam os segredos desta sala de espetáculos histórica de Coimbra.
O Dia Mundial do Teatro comemorou-se a 27 de março. Criado em 1962 pelo Instituto Internacional de Teatro é anualmente celebrado por várias instituições ligadas ao mundo do teatro.
O Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) juntou-se à celebração desta efeméride com visitas guiadas aos bastidores da sua sala de espetáculos. Uma oportunidade para conhecer o teatro por dentro e conhecer espaços normalmente fechados ao público. O programa incluiu visitas à cabina de projeção, à sala verde e ao subpalco, onde estão guardadas peças raras da maquinaria de cena.
Os visitantes puderam ainda ouvir a mensagem oficial do Dia Mundial do Teatro, escrita pelo premiado dramaturgo norueguês Jon Fosse, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 2023.
As visitas foram conduzidas pelo diretor do TAGV, Sílvio Correia Santos, que à margem desta ocasião, esteve à conversa com a RUC. Segundo o responsável “todas as razões são boas para vir ao teatro” e para conhecer como o teatro funciona. Sublinha a importância do teatro estar aberto às pessoas e afirma que o TAGV tem trabalhado no sentido de ter um maior diálogo com o seu público.
De acordo com o diretor do TAGV a reação das pessoas a estas visitas tem sido muito boa. Sílvio Correia Santos diz que esta “é uma Visita aos bastidores do teatro mas também às memórias de quem aqui vem”. O responsável enumerou o que mais desperta a atenção dos visitantes: a sala verde, um espaço dedicado aos mais novos, as peças de arquivo, que incluem cartazes com a história dos primeiros tempos do teatro e a sala da projeção, onde os visitantes mais velhos por vezes recordam momentos marcantes do cinema.
Questionado sobre o papel do teatro nos dias de hoje, Sílvio Correia Santos exalta a importância do teatro para a sociedade e a importância que o TAGV tem para a cidade de Coimbra. O diretor acredita que a “arte é única” e que o teatro é educação, mudança social e entretenimento. Nesse sentido relembrou a mensagem do dia mundial de teatro deste ano, lida nestas visitas guiadas pela atriz Sofia Lobo e escrita por Jon Fosse.
Para Sílvio Correia Santos o TAGV sempre foi muito importante em Coimbra e é uma instituição muito particular. Lembra o trabalho intenso e o conjunto de atividades muito grande desta sala de de espetáculos que julga ser um espaço privilegiado para acontecimentos da cidade.
Quanto ao papel que o teatro tem na sociedade contemporânea, o diretor do TAGV afirma que “todos temos convicções e que elas estão em tudo o que fazemos”. Sílvio Correia Santos acredita que “somos sempre fruto das nossas convicções”, que é difícil agir sem que as mesmas se manifestem e reflete sofre o poder que a arte pode ter.
Para o diretor do teatro, o grande desafio do TAGV é continuar a agir nas várias esferas em que atua. Destaca dois desafios: manter um diálogo aberto com a comunidade e atrair e fidelizar alguns públicos.
Sílvio Correia Santos termina parafraseando a mensagem do dia mundial do teatro: o “direito à individualidade, a sermos quem somos e de termos direito de ser diferentes uns dos outros”. O diretor convida todos a virem ao teatro para ver um espetáculo, aproveitar a programação do TAGV ou meramente desfrutar do espaço.
As visitas guiadas ao TAGV estiveram abertas a todo o público durante o Dia Mundial do Teatro, não implicaram qualquer custo e tiveram a duração de uma hora.