[object Object]
22.03.2024POR Inês Sampaio

CMC assina acordo com ISA para gestão do arvoredo na cidade

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) assina contrato de cooperação com o Instituto Superior de Agronomia (ISA) para a gestão científica do arvoredo na cidade, em comemoração do Dia Mundial da Árvore.

A cerimónia teve lugar na Sala de Sessões da CMC e foi introduzida pelo vereador Francisco Queirós, que destacou a importância do protocolo. O documento refere-se à prestação de serviços de assistência técnica e científica do ISA para a quantificação da biodiversidade e de serviços de ecossistemas realizados pelo arvoredo urbano.

A apresentação do projeto esteve a cargo de Leónia Nunes, do ISA, que explicou a importância do projeto na cidade de Coimbra. Na cidade, uma equipa multidisciplinar vai estudar um total de 26 000 árvores, durante um período de 12 meses. O grupo é constituído por profissionais de arquitetura paisagista, botânica, serviços de ecossistema e serviços de informação geográfica, que ficam responsáveis pela formação de elementos que vão recolher informação, posteriormente.

A doutorada em Ciências Florestais expõe que iniciativas como esta já foram executadas em Lisboa, Cascais e Almada e, apesar de cada região ter as suas próprias necessidades individuais, existe sempre um fio condutor comum: o papel que as árvores têm na vida do ecossistema e da população.

Quanto às possíveis dificuldades da investigação na região, a cientista defende a identidade própria de cada município, sendo o seu principal objetivo apoiar a localidade a gerir os seus espaços e potenciar o conforto à população.

Estão entre os principais objetivos a análise do arvoredo na região, o melhoramento da hidrologia urbana e a redução dos níveis de ruído. Quanto a projetos futuros, Leónia Nunes admite o surgimento de novas ideias para implementar na cidade, nomeadamente a criação de uma aplicação que vai permitir a interação da população com as árvores dos espaços que frequenta.

O evento terminou com algumas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, que destacou a preocupação dos trabalhadores do edifício municipal em relação ao bem estar da população e do ambiente conimbricense.

PARTILHAR: