[object Object]
20.03.2024POR Isabel Simões

Câmara de Coimbra aumenta receita de resíduos

Receita dos resíduos com potencial de valorização aumenta 80% em relação ao ano passado. Vereador do Ambiente, Carlos Lopes, faz balanço positivo do início da recolha porta a porta e espera alargar experiência a outras zonas da cidade.

Na sessão do executivo da última segunda-feira, dia 18 de março, Carlos Lopes, informou a vereação que durante 2023 foram enviadas para valorização 592,25 toneladas de resíduos, o que correspondeu a uma receita de 82.288,95 euros.

À RUC, o vereador do ambiente realçou o aumento da receita, em cerca de 80% em relação ao valor obtido em 2022. 

Houve um aumento da recolha de vidro, embalagens e cartão. A venda dos veículos em fim de vida também contribuiu para o crescimento da receita. Os serviços camarários já adquiriram quatro novas viaturas tendo em vista a recolha de vidro, embalagens e cartão.

A redução de resíduos sem potencial de valorização sofreu “uma ligeira redução (2%)”. No entanto, a recolha de monos aumentou quase 22%. A ERSUC iniciou a recolha porta a porta na zona norte do concelho. Carlos Lopes está satisfeito com os resultados. Já aderiram cerca de 500 famílias.

A partir de abril a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai lançar as campanhas de recolha de Biorresíduos. Segundo o vereador do Ambiente, na semana passada foram instalados 29 novos ecopontos. Em todo o concelho vão ser substituídos e/ou colocados cerca de 300 novos contentores.

Carlos Lopes comprometeu-se a apresentar em breve o PAPERSU (Plano Municipal de Gestão de Resíduos) com alcance até 2030.

Da parte do vereador socialista, José Dias, veio o alerta para a inexistência de um plano macro que defina as políticas de ambiente da Câmara Municipal de Coimbra. Carlos Lopes informou que a Câmara vai abrir concurso para ter ajuda externa na definição do plano de ação da área e que conta apresentá-lo em futura sessão da Câmara Municipal.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: