[object Object]
20.03.2024POR Isabel Simões

Câmara de Coimbra altera regras de estacionamento das trotinetas

Estacionar sem ter em conta as regras vai ser sujeito a penalizações. Vão ser criados “128 novos parqueamentos de bicicletas/ trotinetas elétricas e 112 ‘hotspots’ virtuais para a paragem/ estacionamento de trotinetas”, esclarece o Município.

As alterações visam combater o estacionamento e a circulação irregular de trotinetas. A grande alteração passa pela criação de novo zonamento com locais próprios para estacionar. Anteriormente só a zona vermelha proibia o estacionamento em locais da Alta e da Baixa, informou a vereadora da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Ana Bastos, na reunião do executivo da última segunda-feira.

Agora vão passar a existir três zonas distintas, a zona preta (onde é proibido circular e estacionar), a zona vermelha (onde é permitido circular, mas não estacionar) e a zona azul (onde se circula mas o estacionamento tem locais próprios). Ana Bastos explicou à RUC as diferenças entre zonas.

A própria aplicação do utilizador da trotineta informa os locais (‘hotspots’) onde pode estacionar. O estacionamento em pontos identificados é obrigatório. O objetivo das alterações prende-se com as queixas que os conimbricenses têm feito chegar à Câmara Municipal através de e-mail ou nas redes sociais.

Evitar a circulação de trotinetas em locais “destinados à circulação pedonal, como os passeios, arruamentos pedonais, praças, jardins urbanos, parques de lazer” é também outro objetivo das alterações em curso. O não cumprimento das regras pode levar a penalizações, por parte das operadoras.

Durante a sessão de Câmara, Ana Bastos lembrou que, segundo o código da estrada, as trotinetas são veículos equiparados a velocípedes sendo proibido andar em cima dos passeios e “estacionar em qualquer sítio”.

Para as bicicletas a viagem já tinha que terminar nos 85 locais pré-definidos. A partir de agora os utilizadores de trotinetas, finalizada a viagem, terão de as deixar nos ‘hotspots’ assinalados nas aplicações.

A sessão de Câmara da última segunda-feira, dia 18 de março, aprovou por unanimidade a minuta do “Acordo de Colaboração para a Instalação e Operação do Sistema de Bicicletas / Trotinetas com motor partilhadas sem doca,”  que vai ser  estendido a todos os operadores de trotinetas e bicicletas sem doca, em regime partilhado.

Fotografia: RUC e mapa da CMC

PARTILHAR: