[object Object]
12.03.2024POR Josué Nanque

Comida Japonesa antecipa Festa da Doçaria em Coimbra

A Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra decorreu no passado dia 9 e 10 de março no Convento São Francisco. Antes, no dia 7 de março, o evento contou com a exposição de um filme e a preparação de comida japonesa.

Durante o processo de preparação da comida em referência, o encenador, Giacomo Scalisi, pediu a todos os presentes, inclusive ao presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, que participassem na confeção.

Giacomo Scalisi explica que o filme “Tampopo”, que antecipou a representação, retrata o percurso de uma cozinheira japonesa que descobriu segredos com vista à confeção do Ramen perfeito.

Ainda em declarações à imprensa, Giacomo Scalisi considerou a comida como um sustento para a alma, fazendo uma remissão a Afonso Cruz. O encenador continuou a referir a alguns elementos abordados pelo autor, como: a relação entre a comida e os humanos.

À margem do evento que se enquadra na XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra, Matilde Real, interlocutora do pensamento da comida, falou durante uma apresentação que fez sobre o papel das mãos e a boca relativamente à comida. Insistiu ainda e disse “eu transporto isso para o plano das ideias”.

A festa da doçaria no Convento São Francisco contou com presença do presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva, e da vereadora Ana Bastos.

A iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com a Associação de Doceiros de Coimbra e com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, terminou no domingo, dia 10 de março e trouxe à cidade doceiros nacionais e internacionais.

Fotografia: RUC

PARTILHAR: