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Câmara de Coimbra pretende debater requalificação da ARU Universidade Sereia com comunidade Académica

O estudo prévio prevê retirar estacionamento no Largo da Porta Férrea e é “acompanhado de plano de arborização” e “iluminação cénica dos monumentos”. Prevê também a criação de uma ciclovia na Martim de Freitas.

Aprovado por unanimidade na reunião de Câmara da última segunda-feira, dia 19 de fevereiro, o estudo prévio da ARU COIMBRA Universidade / Sereia mereceu pedidos de esclarecimento por parte do PS.

A Área de Reabilitação Urbana Coimbra vai da Universidade até à  Sereia. O Estudo Prévio estará em consulta pública durante 20 dias úteis. Ana Bastos, vereadora da Câmara Municipal de Coimbra responsável pela Reabilitação Urbana, informou o executivo sobre os objetivos das alterações propostas.

A solução propõe uma alteração “ao esquema de circulação” do trânsito. “É proposto que o acesso à alta universitária por via rodoviária seja assegurado através da Rua Padre António Vieira, passando a Calçada Martim de Freitas a disponibilizar sentido apenas descendente”.

A reorganização das baias destinadas ao estacionamento para “melhorar a acessibilidade pedonal, renovar e requalificar o espaço público”, também está prevista.

Em declarações à RUC, a responsável reforçou a importância do debate público que pretende agendar com a comunidade da Universidade de Coimbra.

Na Calçada Martim de Freitas, ao ser disponibilizado apenas o sentido descendente, está prevista a criação de uma ciclovia que irá até à Sereia e se prolongará no futuro a Celas.

Com a eliminação de cerca de 30 lugares de estacionamento no Largo da Porta Férrea, a Câmara Municipal pretende criar no espaço “uma praça de fruição urbana envolvendo arborização, reforço da iluminação pública e colocação de mobiliário urbano”.

Assegura, no entanto, estar “salvaguardada a circulação automóvel para saída de veículos do estacionamento e para, deslocações de emergência”.

Ana Bastos esclareceu que a construção do elevador junto às escadas monumentais, tem projeto e parecer positivo da  DRCC mas aguarda financiamento.

José Dias, vereador eleito pelo Partido Socialista (PS) enalteceu a diminuição do estacionamento na Porta Férrea e no Largo D. Dinis em benefício da diminuição da poluição. Também a criação da ciclovia, a arborização e a fruição dos espaços, mereceu aplauso do vereador socialista.

No entanto, o autarca considerou importante a consulta pública e alertou para “não tornar caótica e infernal a vida de quem lá trabalha”.

O parecer da Universidade de Coimbra (UC) concorda em “reformular o desenho do espaço público de modo a privilegiar os modos suaves de circulação, nomeadamente o pedonal”.

Ainda assim, a UC lembra um parecer do arquiteto Gonçalo Byrne “enquanto autor de estudos para a área da Alta Universitária” onde “se encontra implícita a realização de um parque de estacionamento subterrâneo, sob a praça D. Dinis”, enquanto no estudo prévio da Câmara Municipal, “a filosofia de base da intervenção foi a de retirar o máximo de veículos da Alta Universitária ao invés de criar mais estacionamento no local”.

Ana Bastos condiciona a concretização do projeto à articulação com o Sistema de Mobilidade do Mondego (MetroBus).

Lembramos que o MetroBus terá paragem na Praça da República. A ligação ao polo I da Universidade de Coimbra, segundo Ana Bastos, será assegurada por um mini-autocarro. O encontro com a comunidade Académica será agendado no período de consulta pública.

Fotografia: UC

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