[object Object]

Ana Abrunhosa: “Há o compromisso de que a investigação e desenvolvimento represente 3% do PIB”

Ainda ministra e candidata a deputada por Coimbra julga ser determinante financiar o ensino superior com meios adequados. Considera UC e IPC essenciais para empresas da região baseadas em conhecimento.

Ana Abrunhosa esteve segunda-feira, dia 12 de fevereiro, em Coimbra, no arranque das ações de pré-campanha do Partido Socialista (PS) para as eleições legislativas de 10 de março. A ministra da Coesão Territorial do atual governo do PS, que encabeça a lista socialista de candidatos a deputado pelo círculo eleitoral de Coimbra, reuniu com os responsáveis de várias instituições da cidade.

Das ações de campanha protagonizadas pela comitiva dirigida por Ana Abrunhosa fizeram parte uma visita aos órgãos dirigentes do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), do Instituto Português de Oncologia (IPO), da Universidade de Coimbra (UC), do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e ainda uma visita à Casa dos Pobres.

Em declarações à Rádio Universidade de Coimbra, à margem da visita à UC, Ana Abrunhosa abordou as reivindicações de aumentos no financiamento às universidades e politécnicos, que têm vindo a ser feitas ao longo do tempo pelos responsáveis destas instituições. Para a cabeça de lista do PS por Coimbra, é importante “dar meios adequados às universidades”. Ainda assim, Ana Abrunhosa explicou que o valor dos meios financeiros alocados ao ensino superior depende de negociações futuras.

A ministra destacou a relevância da UC e do IPC para competitividade e inovação na região centro. Recordou que no panorama empresarial de hoje em dia, as empresas baseadas em conhecimento são muito relevantes. Ana Abrunhosa frisou ainda a necessidade de valorizar e dignificar carreiras que no seu ponto de vista são essenciais para a competitividade da economia nacional.

A precariedade da carreira de investigação e os compromissos assumidos por executivos anteriores para dar aos investigadores uma vida profissional mais estável, também foi tema na entrevista que a ministra concedeu à RUC. Ana Abrunhosa associou-se ao compromisso feito por ministros anteriores de alcançar o objetivo de dotar a área de investigação e desenvolvimento com um financiamento equivalente a 3% do PIB. A candidata a deputada reitera que valorizar as carreiras de investigação faz parte das metas a alcançar.

Ana Abrunhosa teve ainda tempo para abordar os objetivos eleitorais que o PS tem para o círculo eleitoral de Coimbra. Garantiu que apesar dos socialistas terem um programa nacional, há espaço para responder às especificidades do distrito de Coimbra. Ao microfone da RUC, a candidata avançou quais são as linhas gerais das propostas que o PS tem para Coimbra.

Até às eleições de 10 de março os integrantes da lista de candidatos a deputado do PS pelo círculo eleitoral de Coimbra vão realizar uma série de iniciativas em todos os concelhos do distrito de Coimbra. Visitas a instituições, entidades, empresas, reuniões de trabalho, a apresentação formal da lista e do manifesto e a participação da cabeça de lista Ana Abrunhosa em debates fazem parte dos trabalhos em agenda.

Fotografia: portugal.gov.pt

PARTILHAR: