[object Object]
08.02.2024POR Marta Barata

Especulação Cartolária traz preocupações aos estudantes da Universidade de Coimbra

Conselho de Veteranos quer controlar preços das insígnias dos cartolados. Valores de custo elevados têm impedido que estudantes com dificuldades económicas tenham acesso a cumprir tradição

Na passada Assembleia Magna decorrida na tarde de 7 de fevereiro, Matias Correia, dux veteranorum da Universidade de Coimbra, expôs um dos principais problemas que preocupa os estudantes cartolados neste ano letivo.

“A especulação cartolária que se tem vindo a reparar no preço das insígnias dos cartolados é uma coisa que tem afastado e tem proibido o seu uso”, referiu Matias Correia na sua intervenção.  Razão que levou vários estudantes a não optarem por seguir a tradição do tão conhecido conjunto da cartola e bengala no cortejo da Queima das Fitas.

Com a subida elevada dos preços para este ‘kit’ que, no final o ano passado, atingiu o valor de 80 euros, o Conselho de Veteranos decidiu então agir em prol dos estudantes.

Devido a um fornecedor, já com a ideia de oferecer cartolas aos estudantes, o Conselho de Veteranos deparou-se sem cartolas três dias antes do cortejo da Queima das Fitas.

Não querendo quebrar a promessa e a tradição, o conselho uniu-se para produzir as cartolas à moda antiga juntando-se a eles um vasto leque de estudantes da Universidade de Coimbra na produção das mesmas.

Com este esforço e determinação foram entregues, no dia antes do cortejo da Queima das Fitas, a custo zero, 300 cartolas todas elas feitas à mão aos estudantes cartolados.

Para este ano o Conselho de Veteranos tem um fornecedor fiável, o qual já entregou cartolas para serem distribuídas aos estudantes finalistas. O objetivo é entregar as cartolas a um preço não nulo, mas reduzido, para que o mercado se veja forçado a baixar os preços, reduzindo-o progressivamente no decorrer dos anos, dando preferência à tradição e ao que é por direito dos estudantes.

Matias Correia prometeu, por fim, que se este ano existir adesão por parte dos cartolados o mesmo se fará no ano seguinte a um preço ainda inferior, dando a oportunidade de realizar o tão famoso cortejo da Queima das Fitas da maneira mais tradicional possível.

O Conselho de Veteranos preocupado com os custos associados às insígnias dos cartolados.

Fotografia: Jornal A Cabra@Inês Duarte

 

PARTILHAR: