[object Object]
30.01.2024POR Arianna Angioli

Chega a Coimbra o II Fórum Cultural da AAC

O evento busca envolver os estudantes através a discussão das necessidades urgentes no campo da cultura na academia, como financiamentos, espaços e política cultural, além de abordar o papel do OCUC na promoção da cultura acessível a todos os estudantes.

Vai ser realizado, no dia 3 e dia 4 de Fevereiro, o II Fórum Cultural da Associação Académica de Coimbra.

Luís Almeida, tesoureiro do Conselho Cultural da Associação Académica de Coimbra (CC/AAC), informa que essa iniciativa foi idealizada durante o mandato anterior, com o propósito de criar um espaço aberto de discussão entre as secções culturais e os Organismos Autónomos. Desse modo, enfatiza o tesoureiro, o CC/AAC não apresenta propostas, mas tudo o que surge no Fórum Cultural é discutido e delineado lá.

As necessidades mais urgentes no campo da cultura na academia resumem-se, segundo a opinião do tesoureiro do CC/AAC, a dois pontos principais: financiamento e espaço. Além disso, também é importante abordar temáticas como política cultural e entidades produtoras da cultura dentro da academia.

No que diz respeito aos apoios, Luís Almeida informa que o CC/AAC não apresentou candidatura para o financiamento ao associativismo permanente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), embora, já no ano passado, o financiamento tinha sido reduzido do 40%. Segundo o tesoureiro, a falta de financiamento é um problema estrutural, que estão a tentar combater gradualmente.

A distinção em relação ao Fórum do ano passado é a redução das temáticas a serem discutidas. De facto, a primeira edição contou com três painéis, que se revelaram excessivos, pois não permitiram uma discussão profunda sobre cada um deles, realça Luís. Dessa forma, reduziram este fórum para apenas dois temas: “Espaços culturais”: os espaços existentes dentro da academia e os espaços disponíveis para as estruturas culturais da nossa academia – Luís destaca que “o edifício não cresce, mas as secções sim, por isso é necessário debater seriamente sobre como resolver isso”. O segundo painel, que vai ocorrer à tarde no primeiro dia, vai ser relacionado com o Observatório da Cultura da Universidade de Coimbra (OCUC), a entidade responsável pela gestão do estatuto do estudante envolvido em atividades culturais, com o objetivo de discutir como esse organismo pode aprimorar e beneficiar ainda mais os estudantes, tornando a cultura mais aberta e acessível a todos.

Luís Almeida apela aos estudantes para que venham conhecer a cultura da academia e da académica e que se deixem envolver pela sua riqueza.

PARTILHAR: