[object Object]

Associação Académica de Coimbra anuncia elaboração de estudo sobre emigração jovem

Portugal tem a taxa de emigração mais elevada da Europa. O objetivo do estudo é perceber os desejos profissionais dos estudantes e dos recém-diplomados.

A Associação Académica de Coimbra (AAC) anuncia que vai realizar um estudo sobre a emigração jovem dos estudantes da Universidade de Coimbra (UC). No comunicado dirigido aos órgãos de comunicação social, a AAC manifesta a sua preocupação face à realidade atual onde 1 em cada 3 jovens tem intenção de abandonar o país.

A Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) analisou os resultados obtidos da investigação do Público, do Expresso e do Observatório de Emigração e verificou que “mais de 850 mil nascidos em Portugal com idades entre os 15 e os 39 anos optou por viver e trabalhar fora do país”.

André Ribeiro, vice-presidente da Associação Académica de Coimbra, refere que a pesquisa vai incidir em todos os estudantes da Universidade de Coimbra independentemente da área de estudo. O entrevistado esclarece o objetivo do estudo e aponta a necessidade de apresentar propostas de melhoria ao governo.

A criação de políticas atrativas para os jovens é urgente tendo em consideração a elevada taxa de emigração de Portugal. Para isso, André Ribeiro realça a importância de perceber em que áreas de estudo da UC é que a tendência de emigração jovem é mais abundante.

O vice-presidente da AAC afirma que o reembolso da propina nacional é uma ajuda importante para os alunos do ensino superior, contudo não é suficiente.

Os elevados preços de arrendamento de habitação, os baixos salários e as excessivas taxas de impostos estão entre os problemas apontados pelo estudante para a crescente saída jovem do país.

André revela que a AAC já entrou em contacto com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra para a ajuda na análise dos resultados que vão ser obtidos e aguarda resposta da instituição.

A Associação Académica de Coimbra vai disponibilizar um formulário que todos os estudantes vão ter oportunidade de preencher.

PARTILHAR: