[object Object]
20.12.2023POR Informação RUC

Parque de matilhas do Canil/Gatil Municipal de Coimbra aguarda financiamento do PT2030

Câmara de Coimbra reforça a necessidade de sensibilização para a adoção responsável, a preocupação com o alojamento insuficiente e a adesão à iniciativa dos Open Days. Existe já projeto que visa a construção do Parque de Matilhas

José Manuel Silva e Francisco Queirós visitaram ontem, dia 19, o Canil/Gatil Municipal de Coimbra a fim de avaliar o espaço, agradecer aos veterinários e funcionários que ali trabalham e divulgar a necessidade de adoção do grande número de animais recolhidos pelo canil/gatil. O aumento de alojamentos, a criação do Parque de Matilhas e a abertura do local a escolas foram referidos como preocupações do atual mandato.

O Canil/Gatil Municipal de Coimbra albergou, desde o início do ano, 837 animais. Este número preocupa o vereador responsável, Francisco Queirós, na medida em que a insuficiência de alojamentos para cães e gatos não permite o total bem estar de todos os animais.

Segundo o vereador eleito pela Coligação Democrática Unitária (CDU), responsável pelo pelouro do Serviço Médico Veterinário, o abandono animal é dos principais motivos para a sobrelotação do espaço. A solução parte da adoção ponderada e responsável.

O número de animais abandonados aumenta todos os anos pela altura do Natal, época convidativa a adoções por impulso. Francisco Queirós aponta a necessidade de consciencializar as pessoas no que toca ao acolhimento consciente e aos benefícios dos animais de companhia na vida dos cidadãos.

No entanto, reconhece que o caminho para a adoção responsável ainda não está completo.

Com vista à promoção de campanhas de adoção, o entrevistado apela à adesão aos ‘Open Days’. A iniciativa consiste na abertura do canil/gatil aos visitantes um domingo por mês. A ação tem levado a um aumento do número de adoções que, mesmo assim, não é suficiente para amenizar a sobrelotação das instalações.

José Manuel Silva adianta que já apresentou um pedido de financiamento ao PT2030 para que seja possível a existência do parque de matilhas. Segundo o próprio, a vontade de melhorar o espaço existe e há já projetos traçados nesse sentido. Contudo, falta a contribuição financeira do programa.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), revela o sonho de, ainda no seu mandato, construir um novo canil/gatil. O futuro espaço serviria não só para aliviar o atual alojamento animal mas também para receber visitas escolares e reuniões.

As visitas ao Canil/Gatil Municipal de Coimbra podem ser feitas de segunda a sexta feira, das 11h às 13h e das 14h às 16h.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: