[object Object]

Alianças europeias de instituições de ensino superior estiveram em discussão na cidade de Coimbra

Representação democrática dos estudantes foi uma das principais discussões do evento. Reunião motivou criação de órgão que promova encontros entre as alianças.

A cidade de Coimbra recebeu neste fim-de-semana a “Conference Coimbra – Students Representatives in European Universities Alliances”. A iniciativa, promovida pela Federação Académica para a Informação e Representação Externa (FAIRe), pelo European Studets Union (ESU), pela Associação Académica de Coimbra (AAC), pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), tinha como principal objetivo promover a discussão entre as várias alianças europeias de instituições de ensino superior.

De acordo com Daniel Aragão, coordenador-geral do evento, o objetivo destas alianças é de criar um campus europeu que aproxime os estudantes nos vários estados-membros.

Da discussão, o estudante destaca os temas da representatividade estudantil, da ação social ou da possível criação de licenciaturas e mestrados conjuntos entre instituições de diferentes países. Conforme afirma, o evento “foi um sucesso”, pois confirmou a sua própria pertinência e conseguiu colocar a nu o que de melhor e pior se faz nas alianças.

Depois do primeiro encontro entre responsáveis, Daniel Aragão afirma que vai agora ser criado um novo órgão com o intuito de promover reuniões anuais: a Conference of Student Representatives in Higher Education Alliances.

O debate, que contou com dezenas de jovens de várias partes da Europa, realizou-se entre os passados dias oito e dez.

(Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra)

PARTILHAR: