SMTUC estão com dificuldade em recrutar condutores de autocarros, mecânicos e eletricistas
Vereadora da mobilidade da Câmara de Coimbra, Ana Bastos, considera que a manter-se a situação de fuga de funcionários da empresa municipalizada, a situação dos recursos humanos pode, a partir de 2025 “tornar-se insustentável”
Aliciados pelas empresas privadas com remunerações superiores á função pública recursos humanos deixam os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). A abertura de concursos por vezes tem poucos candidatos o que “não tem permitido preencher as vagas existentes nem constituir reserva de recrutamento”, revelou Ana Bastos na reunião do executivo das última segunda-feira.
A situação da saída dos agentes únicos, ou seja dos motoristas, é a mais grave e tem acontecido ao longo de vários anos.
Ana Bastos afirma que a sangria de recursos humanos é já do conhecimento do Governo e das forças políticas com representação parlamentar. No entanto, a vereadora manifesta a esperança de que sejam criados mecanismos “que atenuem o acentuado fosso salarial entre o setor público e privado”.
A saída de recursos humanos afeta outras categorias profissionais como mecânicos e eletricistas, mencionou.
O Conselho de Administração da empresa municipalizada mantém a aposta na renovação da frota de autocarros. Ana Bastos referiu a muito recente aquisição de mais 12 novos miniautocarros elétricos, e a perspetiva de receção de mais 10 veículos standard até ao final de dezembro.
A melhoria das condições da frota, permitirão, a curto prazo, potenciar a revisão e alargamento da rede a outros locais locais, esclareceu a vereadora.
A vereadora responsável pelos transportes anunciou também que o Novo Sistema de Bilhética vai possibilitar, no final de 2023, a venda automática de títulos, uma no polo II e outra em Coimbra B para compra de bilhetes de 24 horas. Quanto ao Portal Coimbra conVIDA vai possibilitar a compra de passes.
Foi ainda anunciada a criação de novos títulos. Títulos de viagem única ou conjunto de duas viagens, para dar resposta a usos pontuais, assim como a criação de títulos de três e de sete dias para dar resposta a congressistas e visitantes.
Prevê-se também a criação de mais zonas de estacionamento e de parques periféricos e o aumento de corredores BUS. A fiscalização de estacionamento indevido vai ser aumentada com a entrada ao serviço de quatro fiscais que estão a terminar a formação, alertou Ana Bastos.
Na reunião do executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), da última segunda-feira, dia 27, as grandes Opções do Plano e Orçamento dos SMTUC foram aprovadas pela coligação Juntos Somos Coimbra, PS e CDU abstiveram-se.
Fotografia: CMC