Mercado de Natal chega a Coimbra com nova direção, mas promete espalhar a magia de sempre
O Mercado de Natal de Coimbra promete estar repleto de alegria e dinamizar diversas atividades para trazer o espírito natalício à cidade.
O Mercado de Natal chega, este ano, com uma estrutura diferente a Coimbra. No ano passado, a iniciativa foi totalmente organizada pela União de Freguesias (UF). Este ano, com o lançamento do novo projeto Coimbra Magic Land, a união de Freguesias optou por colaborar com a nova iniciativa, uma vez que os expositores apresentados são comuns aos dois projetos. Por reconhecerem a importância do Mercado Natal para a baixa de Coimbra, a Associação Redescobrir a Arte e a Associação para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) reuniram esforços para dirigir a organização do evento. Posteriormente, também a UF se ofereceu para colaborar.
O número de pessoas esperadas na abertura é ainda incerto, mas a diretora da APBC considera que a nova iniciativa Magic Land, em conjunto com o antigo Mercado de Natal, vai atrair muitas famílias, nomeadamente aquelas que não são residentes em Coimbra.
A UF vai canalizar grande parte do dinheiro do aluguer dos stands no Mercado de Natal para apoiar um projeto de construção de árvores de Natal dinamizado pelas escolas, ou seja, parte do orçamento vai ser distribuído por instituições de educação. A responsável tem ainda como objetivo apoiar outras atividades.
Além da atração aos projetos relativos ao Natal, Assunção Ataíde revela que a presença dos visitantes também traz benefícios às várias zonas de interesse turístico em Coimbra, como a Sé Velha. Neste sentido, a dirigente da APBC defende que a cidade deve apostar na dinamização de várias atividades diferentes e na criação de diversos espaços de animação, para que Coimbra cresça culturalmente.
A abertura do Mercado de Natal, no dia 1 de dezembro, conta com muita animação ao longo de todo o fim de semana. Algumas das atrações esperadas incluem um concurso de árvores de natal, a presença de Grupos de Fado com antigos Orfeonistas na Igreja de Santiago, uma aula de zumba, o Grupo da Tribo da Dança, o Grupo Folclórico e Etnográfico do Bairro do Brinca, uma visita guiada da Igreja da Sofia à volta dos presépios, e a presença do Coral Polifónico na Igreja de Santiago. Atividades que, segundo Assunção, “chamam todo o ambiente natalício”.
(Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra)