[object Object]
24.11.2023POR Informação RUC

Câmara Municipal de Coimbra apresenta plano para plantar árvores em mais de mil caldeiras na cidade de Coimbra

Foi apresentado o Plano Municipal de Plantações para 2024 e 2025, que se compromete na plantação de cerca de mais de 2 mil árvores como carvalhos, sobreiros e azinheiras, em mais de mil caldeiras na cidade de Coimbra. É um investimento que promete combater as alterações climáticas e melhorar a qualidade de vida das gerações futuras.

Decorreu na tarde desta quinta-feira, no Miradouro da Quinta da Fonte, a apresentação do Plano Municipal de Plantações para 2024 e 2025. O plano consiste na plantação de cerca de 2 mil árvores em mais de mil caldeiras vazias na cidade de Coimbra, entre 2024 e 2025, num investimento com um custo previsto de 400 mil euros. As espécies que devem ser plantadas foram escolhidas de acordo com o espaço onde devem ser colocadas. Os carvalhos, sobreiros e azinheiras são as espécies que devem ser colocadas nas zonas mais urbanizadas da cidade.

Francisco Queirós, que esteve presente no evento juntamente com o Presidente da Câmara Municipal José Manuel Silva, salienta a importância de pequenos bosques em Coimbra e afirma que a plantação de mais árvores na cidade será uma medida de combate às alterações climáticas para reduzir a temperatura e o efeito do carbono e uma melhoria na qualidade de vida das gerações futuras.

O vereador adianta que o tempo de crescimento de algumas árvores será longo e que não se pode adiar esta plantação. Francisco Queirós falou também sobre a substituição de antigas árvores por novas devido à existência de estudos que indicam que estas árvores estariam em risco grave de queda, uma intervenção que se encontra em fase de conclusão e que foi totalmente financiada pela União Europeia.

O vereador conclui que, caso os habitantes queiram participar neste plano, vão acontecer iniciativas futuras na cidade e garante que há técnicos na Câmara Municipal com formação para transformar o arvoredo em Coimbra. O estado das mais de 26 mil árvores do concelho está disponível para consulta dos cidadãos no Cadastro do Arvoredo Urbano, disponível online.

O plano referido não tem qualquer ligação com o plano para substituir as árvores cortadas devido às obras do Metrobus, plano esse que prevê a plantação de mais 562 árvores pela cidade de Coimbra.

PARTILHAR: